sábado, 26 de março de 2011

Aeroporto de Cabo Frio realiza primeiro voo de exportação


O Aeroporto Internacional de Cabo Frio realiza no dia 28 de março (segunda-feira), a sua primeira operação de exportação de carga. Um Boeing 747-400 (Jumbo cargo), a serviço da empresa norte-americana National, levantará voo com destino a Vatry, na França, levando a bordo 107 toneladas de equipamentos de petróleo e gás, cujo destino final da carga é Cingapura.

Estrategicamente localizado, o Aeroporto de Cabo Frio já se consolidou como uma importante base de importação para o segmento de petróleo, tendo recebido mais de 150 voos nos últimos dois anos, a serviço de empresas que operam na Bacia de Campos. Agora passa a ser também uma plataforma de exportação.

A evolução do movimento de cargas tem sido significativa. De 2005 a 2010, o aumento no volume movimentado foi de 175%. Isso significou um avanço de 300% no valor em dólares das cargas processadas.

No dia 25 de março (sexta-feira), o Aeroporto de Cabo Frio recebeu mais um cargueiro charter da companhia Kalita proveniente de Hanover, na Alemanha. A aeronave trouxe a bordo filtros que serão instalados na Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), da ThyssenKrupp, em Itaguaí. O equipamento, num total de 30 toneladas, terá a função de conter poluentes químicos, seguindo determinação das autoridades ambientais estaduais.

Histórico - O Aeroporto de Cabo Frio foi privatizado em 2001, em regime de concessão com prazo de 22 anos, e desde então é administrado pela Costa do Sol Operadora Aeroportuária SA. A partir de então, tornou-se uma importante base de importação para a indústria petrolífera de Campos, graças à sua localização privilegiada, a sua capacidade de receber aeronaves de grande porte e às suas extensas áreas de alfândega e armazenamento. É o único aeroporto público brasileiro administrado pela iniciativa privada capacitado a operar voos internacionais regulares de carga e de passageiros.

Companhias especializadas em carga, como Absa, Volga Dnepr e Kalitta Air, operam voos regulares e/ou charters para Cabo Frio. Todos os grandes aviões cargueiros em atividade no mundo, como o Antonov 124, o Ilyushin 76, o Boeing 747 “nose door” (Jumbo cargo), os Boeings 777 e 767, o MD-11, o DC-10 e o DC-8, têm pousado com segurança no Aeroporto de Cabo Frio. [www.aeroportocabofrio.com.br].

No segmento de passageiros, TAM, Trip e Pantanal mantêm um total de sete voos semanais regulares ligando Cabo Frio ao Rio de Janeiro, a São Paulo, a Belo Horizonte e a Juiz de Fora.

Além disso, companhias internacionais, como Pluna e Lan, oferecem voos sazonais para Cabo Frio. Nesta alta temporada, que começou em final de novembro e vai até o Carnaval, mais de 40 mil passageiros passarão pelo aeroporto .

Infraestrutura - O Aeroporto Internacional de Cabo Frio conta com um pátio para aeronaves de 30.400 metros quadrados, além de 60 mil metros quadrados de área alfandegada (qualificada para atender todos os regimes aduaneiros), um galpão de 16 mil metros quadrados e câmara frigorífica. Sua pista tem 2.560 metros de comprimento por 45 metros de largura e é maior do que a do Santos Dumont e a de Congonhas. Como está ao nível do mar, se equivale à pista de Viracopos, em Campinas. O Aeroporto está estrategicamente localizado a apenas 60 Km de Macaé, onde se concentra a indústria do petróleo; e a 140 Km do Rio, 550 Km de São Paulo, 530 Km de Belo Horizonte e 400 Km de Vitória.

Fator: Fator Brasil

até breve

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