Saiba como se proteger de golpes na rede e evitar dor de cabeça na busca por presentes.
Comprar pela Internet é prático, mas requer certos cuidados para garantir que não haverá dor de cabeça. A Web está cheia de pessoas mal intencionadas, hackers e golpistas, e proteger-se contra essas ameaças é o primeiro passo para uma compra segura.
A principal recomendação de especialistas é bem simples: só realize transações financeiras usando um computador confiável, com um antivírus atualizado, e cujas rotinas de manutenção você conheça.Afinal, você vai informar dados sensíveis, como senhas bancárias e de cartões de crédito. Portanto, computadores públicos, como de lan houses, não são recomendados
Procure digitar os endereços em vez de clicar em links, principalmente aqueles recebidos por e-mails. “O phishing é um dos golpes financeiros mais comuns na Internet, respondendo por cerca de 60% a 80% dos casos de fraudes virtuais. Muitos criminosos usam esse recurso para confundir o consumidor, que clica acreditando que aquele link vai direcioná-lo para o site da loja”, explica Wanderson Castilho, perito em crimes virtuais.
Saber em que site está comprando é essencial. Para evitar fazer compras em uma empresa fantasma e nunca receber o produto pelo qual pagou, o ideal é comprar em sites conhecidos ou recomendados por amigos. Na dúvida, para ter certeza de que se trata de uma empresa idônea, faça uma pesquisa rápida do CNPJ do fornecedor (http://bit.ly/verCNJP).
Com esse número em mãos, verifique se a empresa de fato existe e se ela está em situação regular. Para isso, consulte o site da Receita Federal pelo atalho (bit.ly/receitaCNPJ).
Prestar atenção à organização e à formatação das páginas também é uma maneira de identificar quando se trata de uma fraude. Os sites devem fornecer informações claras ao comprador, e empresas confiáveis geralmente informam em suas páginas que o site é protegido e oferece conexão criptografada, segura para as transações. Além disso, verifique se há o número do serviço de atendimento ao cliente (SAC) para o caso de precisar entrar em contato com o fornecedor da mercadoria. “A legislação prevê que as empresas ofereçam um canal de atendimento por telefone funcionando minimamente em horário comercial”, explica Adriana D’Ávila, advogada especialista em direito do consumidor.
A escolha da forma de pagamento também é importante para garantir que seus dados serão preservados. Hesite ao máximo em fazer pagamentos em cartão de débito, depósito em dinheiro e transferência bancária, dando preferência ao cartão de crédito. Isto porque em caso de problemas com a loja, será possível reaver o seu dinheiro ou bloquear o pagamento da conta.
Certifique-se de que a data de chegada da mercadoria deve ser anterior à data do pagamento do cartão. Em caso de não recebimento, é possível desautorizar a compra entrando em contato com a operadora de cartão de crédito. “Se logo depois receber o produto, pode-se optar por reautorizar a cobrança. Mas, se a pessoa está tentando fraudar o consumidor, ela não vai conseguir”, explica a advogada.
Dicas importantes
Escolha bem o site em que fará suas compras. Além de visitar o site da Receita, cheque também em fóruns online, como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.net), em que usuários publicam comentários e reclamações sobre as empresas. Veja o que dizem a respeito da que você escolheu.
Quando um site solicitar seus dados, certifique-se de que a conexão é segura antes de informar seu número e a chave de segurança do seu cartão de crédito. O endereço do site deverá começar por https em vez de http e haverá o ícone de um pequeno cadeado na barra de navegação.
Confira se o site oferece indicação e características do produto (cor, dimensões, forma, estado, peso e tamanho). Isso influencia no preço do frete.
Prefira fazer o pagamento com boleto bancário ou cartão de crédito. Não negocie com fornecedores que só aceitam depósito em conta corrente, especialmente se o titular for uma pessoa física.
Fonte: O Dia
até breve
A principal recomendação de especialistas é bem simples: só realize transações financeiras usando um computador confiável, com um antivírus atualizado, e cujas rotinas de manutenção você conheça.Afinal, você vai informar dados sensíveis, como senhas bancárias e de cartões de crédito. Portanto, computadores públicos, como de lan houses, não são recomendados
Procure digitar os endereços em vez de clicar em links, principalmente aqueles recebidos por e-mails. “O phishing é um dos golpes financeiros mais comuns na Internet, respondendo por cerca de 60% a 80% dos casos de fraudes virtuais. Muitos criminosos usam esse recurso para confundir o consumidor, que clica acreditando que aquele link vai direcioná-lo para o site da loja”, explica Wanderson Castilho, perito em crimes virtuais.
Saber em que site está comprando é essencial. Para evitar fazer compras em uma empresa fantasma e nunca receber o produto pelo qual pagou, o ideal é comprar em sites conhecidos ou recomendados por amigos. Na dúvida, para ter certeza de que se trata de uma empresa idônea, faça uma pesquisa rápida do CNPJ do fornecedor (http://bit.ly/verCNJP).
Com esse número em mãos, verifique se a empresa de fato existe e se ela está em situação regular. Para isso, consulte o site da Receita Federal pelo atalho (bit.ly/receitaCNPJ).
Prestar atenção à organização e à formatação das páginas também é uma maneira de identificar quando se trata de uma fraude. Os sites devem fornecer informações claras ao comprador, e empresas confiáveis geralmente informam em suas páginas que o site é protegido e oferece conexão criptografada, segura para as transações. Além disso, verifique se há o número do serviço de atendimento ao cliente (SAC) para o caso de precisar entrar em contato com o fornecedor da mercadoria. “A legislação prevê que as empresas ofereçam um canal de atendimento por telefone funcionando minimamente em horário comercial”, explica Adriana D’Ávila, advogada especialista em direito do consumidor.
A escolha da forma de pagamento também é importante para garantir que seus dados serão preservados. Hesite ao máximo em fazer pagamentos em cartão de débito, depósito em dinheiro e transferência bancária, dando preferência ao cartão de crédito. Isto porque em caso de problemas com a loja, será possível reaver o seu dinheiro ou bloquear o pagamento da conta.
Certifique-se de que a data de chegada da mercadoria deve ser anterior à data do pagamento do cartão. Em caso de não recebimento, é possível desautorizar a compra entrando em contato com a operadora de cartão de crédito. “Se logo depois receber o produto, pode-se optar por reautorizar a cobrança. Mas, se a pessoa está tentando fraudar o consumidor, ela não vai conseguir”, explica a advogada.
Dicas importantes
Escolha bem o site em que fará suas compras. Além de visitar o site da Receita, cheque também em fóruns online, como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.net), em que usuários publicam comentários e reclamações sobre as empresas. Veja o que dizem a respeito da que você escolheu.
Quando um site solicitar seus dados, certifique-se de que a conexão é segura antes de informar seu número e a chave de segurança do seu cartão de crédito. O endereço do site deverá começar por https em vez de http e haverá o ícone de um pequeno cadeado na barra de navegação.
Confira se o site oferece indicação e características do produto (cor, dimensões, forma, estado, peso e tamanho). Isso influencia no preço do frete.
Prefira fazer o pagamento com boleto bancário ou cartão de crédito. Não negocie com fornecedores que só aceitam depósito em conta corrente, especialmente se o titular for uma pessoa física.
Fonte: O Dia
até breve
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