Novas regras para dinheiro de plástico entraram em vigor nesta quarta-feira (1º).
As novas regras para os cartões de crédito entraram em vigor nesta quarta-feira (1º). Pensando nisso, o R7 elaborou um teste para checar seus conhecimentos sobre o assunto. Se quiser fazê-lo - ou refazê-lo - basta clicar aqui. Abaixo, seguem as respostas.
1 – Quais os serviços e benefícios que o cartão oferece?
c) Parcelamento de compras, compras no exterior, saque em dinheiro, empréstimo pessoal, pagamento parcial da fatura e até 40 dias para pagamento de compras
2 – O que é o crédito rotativo?
a) pagamento de parte da fatura, o que transfere o saldo restante para o próximo mês, com a incidência de juros e demais encargos sobre a dívida
3 – Quem pode usar meu cartão de crédito?
c) somente eu, já que o plástico é pessoal e intransferível
4 – Quando é possível cancelar um cartão de crédito?
b) Você pode cancelar o cartão a qualquer momento. Basta ligar para a central de atendimento e pedir a interrupção do serviço
5 – Como descobrir se uma loja aceita cartão?
a) Repare nas vitrines das lojas se há adesivos ou, para ter certeza, pergunte a um vendedor
6 – A partir de 1º de julho, as instituições financeiras vão oferecer quais tipos de cartão?
b) básico ou diferenciado
7 – Qual a diferença entre o cartão básico e o diferenciado?
a) O básico serve para pagamento de compras, contas ou serviços, e o diferenciado, além desses serviços, está associado a programas de benefícios e recompensas
8 – Uma resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional) padronizou as tarifas para os cartões de crédito. Quais são elas?
a) anuidade; emissão de 2ª via; saque; uso para pagar contas; e avaliação emergencial do limite de crédito.
9 – Qual é o novo valor mínimo exigido no pagamento da fatura?
b) 15% do total
10 – Qual a recomendação do Banco Central ao cliente que receber um cartão de crédito sem ter pedido?
a) Não usar o cartão e entrar em contato com a instituição financeira para pedir o cancelamento
Fonte: R7
até breve
1 – Quais os serviços e benefícios que o cartão oferece?
c) Parcelamento de compras, compras no exterior, saque em dinheiro, empréstimo pessoal, pagamento parcial da fatura e até 40 dias para pagamento de compras
2 – O que é o crédito rotativo?
a) pagamento de parte da fatura, o que transfere o saldo restante para o próximo mês, com a incidência de juros e demais encargos sobre a dívida
3 – Quem pode usar meu cartão de crédito?
c) somente eu, já que o plástico é pessoal e intransferível
4 – Quando é possível cancelar um cartão de crédito?
b) Você pode cancelar o cartão a qualquer momento. Basta ligar para a central de atendimento e pedir a interrupção do serviço
5 – Como descobrir se uma loja aceita cartão?
a) Repare nas vitrines das lojas se há adesivos ou, para ter certeza, pergunte a um vendedor
6 – A partir de 1º de julho, as instituições financeiras vão oferecer quais tipos de cartão?
b) básico ou diferenciado
7 – Qual a diferença entre o cartão básico e o diferenciado?
a) O básico serve para pagamento de compras, contas ou serviços, e o diferenciado, além desses serviços, está associado a programas de benefícios e recompensas
8 – Uma resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional) padronizou as tarifas para os cartões de crédito. Quais são elas?
a) anuidade; emissão de 2ª via; saque; uso para pagar contas; e avaliação emergencial do limite de crédito.
9 – Qual é o novo valor mínimo exigido no pagamento da fatura?
b) 15% do total
10 – Qual a recomendação do Banco Central ao cliente que receber um cartão de crédito sem ter pedido?
a) Não usar o cartão e entrar em contato com a instituição financeira para pedir o cancelamento
Fonte: R7
até breve
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