segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Brasil bate em dezembro recorde na produção de petróleo e gás natural


O Brasil alcançou em dezembro de 2010 um recorde na produção de petróleo, aumento de 9,1% com relação aos dados registrados no mesmo mês de 2009, e de gás natural, que teve incremento de 4,5%.

PUBLICIDADE
A produção de petróleo em dezembro de 2010 foi de 2,18 milhões de barris por dia, crescimento de 9,1% em comparação ao mesmo mês de 2009 e de 4,4% frente a novembro, com base em dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Por sua vez, a produção de gás natural atingiu em dezembro do ano passado os 69 milhões de metros cúbicos ao dia, alta de 14,5% na comparação com dezembro de 2009 e de 4,5% com relação aos números registrados em novembro do ano passado.

Em dezembro de 2010, 91,4% da produção de petróleo e 75,7% da produção de gás natural no Brasil foi extraída de campos marítimos.

O resultado foi consequência, em parte, ao campo de Rio Urucu, no estado do Amazonas, onde se concentram cinco dos 30 campos de maior produção de gás natural do país, índica a agência brasileira.

Em torno de 92,53% da produção de petróleo e gás natural procede de campos operados pela Petrobras, que tem ações negociadas nas bolsas de São Paulo, Nova York, Madri e Buenos Aires.

Dos 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural, em barris equivalentes, só dois são operados por empresas estrangeiras: Frade (Chevron) e Ostra (Shell). Ambos ficam na bacia marinha de Campos, em frente ao litoral norte do estado do Rio de Janeiro. EFE

Fonte: Yahoo!

até breve

Nenhum comentário: