quarta-feira, 1 de abril de 2009

E se preparem que vem mais...



Acabo de ler em um blog (um pouco atrasado, como sempre) da mudança de secretariado na nossa cidade.

Independente de quem quer que seja, por quais razões sejam, mudanças sempre nos traz expectativas, sejam lá quais forem.

No entanto, quando fui tomar um cafezinho hoje à tarde em uma "birosca" perto do meu humilde ganha-pão, não suportei... tive que levantar a orelha e ouvir o que dois senhores estavam a cochichar!!!

Já ia postar livre de qualquer influência. Só estou aproveitando a introdução.

Vai ai um pequeno trecho do diálogo desses dois senhores:

-"... e agora? F...!!! Já avisei minha esposa, nossa filha vai rodar!!! com dívidas! E o dela é pouquinho!!!"

-" Que nada!!! Sempre há um jeito!"

-" Há nada! Acho que foi a turma do MP"

-"É... se foi mesmo... Ferrou! Eles estão em cima!!!"

-" Mas logo agora! E olha que já tava arrumando um lugarzinho pro filho da minha cunhada! Cambada de #%¨&*(%$#!!!"

Confesso que na hora não entendi nada!!! Patavinas!!! Bulhufas!!!

E ai pedi ajuda. Não aos universitários... mas ao proprietário daquele "honroso estabelecimento"!!!

Ele também não entendeu muita coisa.

Me disse que algo que eles estavam falando... Uma coisa que ele nunca tinha ouvido falar: um tal de nepolismo!!! Pelo menos foi o que aquele respeitável senhor julgou ser.

Sou péssimo ouvinte, mas não burro! Juntei dois mais dois!

Agora, só nos resta saber se o MP realmente está de olho, se é que existe, em nossa cidade, no nepotismo.

Caso se confirme as duas vertentes da frase acima: se preparem que vem mais...
"A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta, em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal". Súmula Vinculante nº 13, STF

até breve

Um comentário:

Ângelo disse...

Interessante, meu caro.
Interessante e triste, não menos triste - e sim mais - devido ao fato de não se tratar apenas do local onde você vive. Onde há governo(e há em todo lugar, felizmente ou não) há nepotismo, má gestão, improbidade administrativa e outros bichos de maior ou menor proporção.

Aqui na minha terra ainda há pouco reinava o coronelismo, e agora, ainda que sem coronel, já há jatinhos planando por sobre a nossa cabeça, nos mirando tal e qual abutres miram as carcaças. Quem for Baiano entenderá.

Abraços e gostei bastante da visão política da crônica.

Parabéns.