terça-feira, 13 de julho de 2010

Isabella Taviane - Show da Cantora no Teatro SESI - Campos


O coração de Isabella Taviani bate mais depressa ultimamente. É tempo de mudanças. Este “Meu Coração Não Quer Viver Batendo Devagar” apresenta a cantora com uma nova roupagem musical. Uma mudança de rumo após um longo período de maturação. O canto de Isabella está mais suave, menos dramático, ainda que mantendo uma intensidade que ela não deseja perder.

Novos formatos, novos produtores. Isabella reuniu o rocker JR Tostoi com o emepebista Rodrigo Campello e o equilíbrio entre os dois aspectos fez muito bem ao disco, traduzindo o que a cantora e compositora pensou para esta virada.

O álbum traz Isabella cantando com fundo de guitarras e ruídos eletrônicos, traz uma voz em timbres médios e agudos em novas nuances de sua privilegiada extensão vocal. Ao contrário de 95% das cantoras brasileiras, restritas aos agudos, Isabella, com sua formação de canto clássico, vai dos mais graves aos mais agudos, como se pode ouvir em faixas como “Borboletas e risos”.

Este é o quarto álbum de carreira de Isabella desde a estreia em 2003. Ela não aceita críticas de que se trata de um ritmo lento para uma cantora em busca de seu lugar na música brasileira. Foi o tempo que ela precisou para chegar até “Meu Coração Não Quer Viver Batendo Devagar”.

Quem ouvir hoje o disco de estreia que leva seu nome, lançado em 2003 pelo selo Green Songs, pode sentir bem a distância que separa os dois momentos de Isabella. O primeiro traz uma voz ainda pouco lapidada, mas uma intérprete forte que se agarra às canções como se sua vida dependesse de cada uma delas. Uma entrega que beira o exagero em muitos momentos, mas que serviu para chamar a atenção e para se constatar que havia um talento forte ali gritando para ser ouvido.

O objetivo foi alcançado. A canção “Foto Polaroid” fez sucesso e a gravadora Universal Music a contratou e lhe propôs que a arrancada acontecesse a bordo de um CD/DVD gravado ao vivo em 2005, que injetava novo ânimo nas canções do primeiro álbum e mostrava recriações de grandes canções da MPB como “Preconceito” (Fernando Lobo e Antonio Maria) e “Medo da Chuva” (Paulo Coelho e Raul Seixas). Interpretações com grande força dramática mais uma vez serviram ao seu objetivo.

A próxima etapa veio em 2007 com o álbum “Diga sim”, já pincelando mudanças na sonoridade e na voz de Isabella, mais contida, com novas nuances de interpretação. Um álbum muito bem sucedido nas paradas e na estrada, com destaque para “Luxúria”, da Jovem Guarda como “Ternura”, sucesso de Wanderléia e “Diga sim pra mim”, que permaneceu no topo das paradas por meses seguidos. Além de uma extensa turnê, Isabella aproveitou esses dois anos para maturar a virada conceitual representada por “Meu Coração Não Quer Viver Batendo Devagar.

”Ao ouvi-lo, pode-se até duvidar de que seja um disco de Isabella Taviani. Mas é ela mesma. Num ambiente sonoro mais pop, com parcerias pela primeira vez, com convidados ilustres como Zélia Duncan e Toni Platão, com guitarras, ruídos eletrônicos e metaleira. Com a mesma intensidade de sempre colocada de maneira bem diferente, madura e mais consciente. É ouvir para crer.

Data: 16/07/2010 (sexta – feira)
Horário: 20 horas
Local: Teatro SESI Campos
Capacidade Limitada: 200 espectadores
Ingressos: R$ 20,00(inteira)
R$ 10,00 (Meia: Estudantes – idosos e sócios)
_ _ _
até breve

Nenhum comentário: