segunda-feira, 12 de julho de 2010

Windows 7 de 64 bits - adoção a pleno vapor


Sucessor do Windows Vista e avô do XP, o Windows 7 versão 64 bits ganha espaço rapidamente. Suporte a mais RAM é um dos motivos.

Windows 7 impulsiona computação de 64bits

Depois de um começo tímido, os PCs estão cada vez mais usando o sistema operacional Windows 7 de 64 bits. Com essa expansão de uso, logo a versão mais recente do SO da Microsft deverá ser padrão. Quem faz a afirmação é a própria MS.

Blog

O executivo da Microsoft, Brandon LeBlanc, divulgou dados referentes a uma pesquisa de junho desse ano no blog da empresa. No post, LeBlanc afirma que 46% dos PCs usados no mundo têm instalada a versão 7 de 64 bits do Windows. Esses números denotam um avanço significativo se comparados à disseminação do Vista 64. O vista, mesmo três anos depois de ser lançado, permeava apenas 11% dos discos rígidos dos computadores.

Cada vez mais fabricantes de computadores fornecem o Windows 7 OEM – pré-instalado nas empresas. PCs munidos de processadores capazes de rodar aplicativos 64 conseguem lançar mão de memória RAM superior a 4 GB (limite da versão 32 bits). Dessa forma, programas que precisam de recursos para executar operações pesadas encontram no 64 a plataforma ideal.

RAM

“Com o preço dos pentes de memória RAM baixando ao longo dos últimos anos, os fornecedores de sistemas com o Windows 7 OEM, têm a chance de entregar PCs mais robustos”, escreve LeBlanc.

Intel e AMD

As empresas de processadores AMD e Intel apresentaram os chips 64 há vários anos o que levou a Microsoft a lançar a versão do Windows XP com suporte para essas CPUs. Contudo a adoção desse sistema foi lenta e pouco expressiva. Atualmente a maioria dos chips de arquitetura x86 está apta a rodar aplicativos de 64 bits.

Com vários dispositivos compatíveis, o Windows 7 encontra um ambiente favorável para expandir a presença nos sistemas de clientes e de servidores. A performance de máquinas abastecidas com o sistema da Microsoft 64 é superior à dos computadores com SOs de 32 bits; aplicativos 32 são passíveis de rodar em sistemas MS com o dobro do número de bits.

Como prova do sucesso do Windows 7, LeBlanc cita a Intel. Essa fabricante de CPUs aponta para vários benefícios dos sistemas 64, entre estes a Intel menciona a segurança e suporte para mais memória RAM.

Desafios

De qualquer forma, a Intel também afirma estar encontrando desafios na otimização dos produtos com vistas a integração ao Windows 7.

Desenvolvido em conjunto pela Intel e pela Microsoft, o Windows 7 se torna mais estável. O que não significa que questões como incompatibilidade de aplicativos, casos de indisponibilidade de sistemas e quesitos de controle de privacidade não estejam constantemente sendo revistos na migração do XP para o Windows 7.

Alguns desses problemas é o suporte para aplicativos 16 bits, não suportados pelo Win7. A Intel também se esforça para atender aos desafios impostos pela forma em que o Wiindows 7 lida com aplicativos 32 bits, instalados em outros diretórios e conduzindo o OS a problemas na localização de determinados arquivos.

É necessário

A empresa desenvolveu uma rede de segurança para rodar aplicativos em ambientes virtualizados ou no modo XP do Windows 7. Apesar dessas questões, a Intel informa que a migração para plataformas de 64 bits é absolutamente necessária por vir de encontro a uma série de questões que se apresentam no horizonte da TI.

Fonte: PC World

_ _ _


até breve

Nenhum comentário: