segunda-feira, 19 de julho de 2010

Urnas Eletrônica: passíveis de fraudes?

Andando na blogosfera achei este vídeo:



Todo programa de computador pode ser alterado, vejam o quanto de vírus tem circulando pela rede.
O STE fez um " concurso" para Hackers que tentassem invadir o programa das Urnas eletrônicas.
Depois mostraram ao mundo que os programadores não haviam conseguido quebrar a segurança das mesmas.
O que o STE esqueceu de mostrar foi que no próprio edital de convocação para o teste estava claro que os Hackers deveriam estar cadastrados no tribunal com nome, endereço e documentos.
Não seria permitida a entrada no local dos testes de nenhum aparelho eletrônico sem a prévia autorização da comissão.
E também não seria aceito o uso de programas NÃO OFICIAIS pelos Hackers.
Ou seja, os caras teriam que tentar quebrar a segurança das urnas apenas com programas legais, e acima de tudo com ÉTICA e HONESTIDADE e sem o uso de nenhum aparelho eletrônico a não ser os que a comissão determinasse.
Agora cabe a cada um pensar o que quiser.
Hacker que é Hacker usa qualquer meio para burlar a segurança de um programa.
Só que no Brasil Hacker oficial só pode trabalhar dentro da ética.

Texto do blog O Mascate
_ _ _
Com a palavra o Digníssimo Senhor Marcelo Bessa.

até breve

3 comentários:

Marcelo Bessa disse...

Com a palavra... eu? Por que eu? Não sou responsável pelo TSE nem dono da verdade. Mas vamos lá.
Quanto à qualidade do texto copiado de um blog pra lá de panfletário, ela pode ser analisada pelo simples fato de que por duas vezes foi citado o "STE", que não existe. Existe, sim, o TSE.
Já vi muito o seguinte (verifiquei para entender o porquê de tanta gente inventar que não viu a foto do candidato): o visor da urna é de cristal líquido e para ver o que está escrito depende da posição que se olha. A claridade também influencia: quanto mais claro pior a visualização. Além do mais se considerarmos o baixo grau de escolaridade da população envolvida.
Se um tribunal usar um programa ilegal ele próprio estará violando a lei que regula o assunto e será passível de multa, pesadíssima por sinal. O Judiciário não pode compactuar com o ilegal.
Se houve algo errado isso ficou registrado e tal é prova a segurança do sistema: uma urna de lona não registra nenhuma tentativa de adulteração e é aí que reside a segurança: não se pode alterar uma urna eletrônica e passar despercebido. Sempre pode haver alguém mal intencionado.
Foram feitos testes que consideravam a possibilidade de alguém tentar invadir a urna à distância ou inserindo algum dispositivo ou após a votação etc. Nada deu certo.
Agora, dizer que em 15 segundos alguém consegue manipular uma urna é MENTIRA. Ou todo mundo da Justiça Eleitoral é mentiroso, mal intencionado, safado, corrupto?
Quem estiver com saudade do voto escrito lembre-se que a chance de fraude é inúmeras vezes superior. E, repito, a urna eletrônica entrega a tentativa de fraude. Escrevi a respeito em "http://marcelobessa.blogspot.com/2009/10/imprensa-tem-que-ser-isenta.html" e "http://marcelobessa.blogspot.com/2009/11/cade-fraude.html"
Querer se livrar da urna eletrônica, além do mais fazendo tanto estardalhaço porque houve um problema em mais de 5 mil cidades (com vários milhares de urnas) ou generalizar tanto é o mesmo que jogar o sofá fora quando se encontra a mulher com outro nele.
É isso.

Provisano disse...

Isso está mais para Teoria de Conspiração, mais para roteiro de filme de ficção do que a realidade nua e crua. É claro que a urna eletrônica é um avanço concreto nesse tempos modernos. É claro que todo sistema eletrônico pode de alguma forma ser burlado, afinal se até o Pentágono americano teve seus computadores atacados por hackers, porque o mesmo nã poderia ocorrer com os da justiça eleitoral. Só que para tal fato ocorrer, seria necessário toda uma rede de computadores de alta performance e capacidade de processamento altíssima, enfim, uma organização poderosa que esbarraria num pequeno detalhe: como reunir tantas máquinas de alta performance e tantas mentes criativas de uma hora para outra se, é sabido que hackers gostam e preferem agir de forma individual na maior parte dos casos.
Já li algumas coisas a esse respeito, da possibilidade de fraudes em urnas eletrônicas e nunca fiquei convencido dos argumentos (fracos aliás) apresentados por esse grupo de estudos, são inconsistentes e incoerentes na maior parte das vezes, como disse antes, daria um ótimo roteiro de um filme, nada além disso.

Marcelo Bessa disse...

Cadê a fraude no segundo turno???