quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Arnaldo Jabor e o depoimento de Lina Vieira


Não costumo ficar até altas horas vendo televisão.

Mas ontem, por mais que estivesse com sono, não conseguia dormir, então resolvi me ninar vendo TV.

Zappiando pelo canais me deparo com Arnaldo Jabor no Jornal da Globo, discorrendo sobre o episódio do depoimento da ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira:

" “Eu fui lá no Planalto”. Não ela não foi. “Fui sim, ela estava com um xale lindo”. Não foi. Aí o Lula se meteu: “a Lina podia ter mostrado a sua agenda”. E a agenda do Planalto. Ninguém entra ali sem carteira e foto.

Porque a Dilma nega? A Lina disse apenas que ela mandou ‘aligeirar’ o processo do filho do homem. Então é uma análise de sentido, semântica? ‘Aligeirar’ que dizer: vai logo e ferra o filho do Sarney ou livra a cara dele?

A única conclusão é que essa polêmica está servindo para ocultar uma outra verdade: a Lina saiu da Receita Federal porque questionou a Petrobras e o governo não quer CPI que mexa nesta caixa preta de petróleo.

É fascinante, quase maravilhoso ver metade da tropa de choque do governo, a rapidez das jogadas, os risos cínicos, os punhos erguidos. Que bela linha de passe das cobras criadas no PMDB e no PT. Como são hábeis. Todos treinados em processos na justiça e nas CPI´s.

Profissionais que amanhã no Senado vão provavelmente arquivar tudo sobre o grande timoneiro do atraso. A opinião pública já está com saudades das mentiras do passado.

Antigamente o mentiroso se ruberizava, tremia a voz. As mentiras eram bem feitas. Havia arte. Hoje essa gente não desrespeita apenas a verdade. Eles não respeitam mais nem a mentira." (vídeo)


até breve

Um comentário:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Cabrunco do Chuvisco!
Levanto e aplaudo sua postagem.
Valeu!