quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Da Falta de Vergonha na Cara, ao Vício


Deixei um comentário na postagem Atenção fumantes II do blog Cama de Gato e foi mais ou menos assim:





Concordo que o cigarro faz mal, mas daí a proibição em qualquer local público já é um pouco demais.



Sou fumante há mais de 17 anos. Sei dos riscos que causa em mim e nos outros. Pode ter começado por falta de vergonha na cara, admito, mas hoje é vício, e há de se respeitar.



Sei que os outros nada tem haver com minha ignorância, mas acabam sendo fumantes passivos...
A história é longa e não vou me aprofundar mais...



Cria-se, então, locais para os fumantes!!!



Não se pode proibir alguém de exercer o uso de uma substância que tem regulamentada sua venda pelo Governo.



Isso é um absurdo!!!



Obriguem os bares a terem locais especiais... sei lá... qualquer coisa...



Mas a proibição é, a meu ver, totalmente arbitrária, sem falar que é torturante, pois quem é fumante sabe do que estou falando.



Esclareço que sei dos males que o fumo traz, principalmete aos fumantes "passivos", mas daí uma medida radical como essa... completo exagero e desrespeito aos dependentes da nicotina, que não deixarão de fumar por essa ou aquela imposição, deixarao de fumar por falta de muita força de vontade.



E se querem saber a verdade: tudo que é proíbido, sempre é mais gostoso!!!





O que vai acabar acontecendo: fumantes indo ao banheiro fumar, fumando na frente do estabelecimento, fumantes fumando escondido por debaixo da mesa, e olha que eu já fiz isso no Shopping Avenida 28...





Agora vou dizer o que essas reações podem trazer: entradas lotadas dos bares, fazendo com que quem passe, pense que esta cheio o estabelecimento, e não queiram parar... resultado, prejuízo para o dono.





A prática de fumar no banheiro, faz com que o mesmo fique com a fumaça retida no seu interior, transferindo a mesma aos demais usuários do recinto.





O ato de esconder o cigarro debaixo da mesa é no mínimo constrangedor, pois a fumaça sobe, o cheiro se espalha da mesma forma pelo ambiente, pode-se queimar uma toalha, ou alguém, além da situação vexatória que é ser pego.





Isso sem contar que o fumante fica impaciente, não por não fumar, mas sim por não poder, podendo tornar-se agressivo, mal-educado, rude...





O ato de fumar com pressa faz com que as substâncias do cigarro, rapidamente, sejam absorvidas pelo sistema sanguíneo, por conseguinte chegando mais rápido ao cérebro, causando muitas vezes tonturas no fumante.





Sei que todas essas práticas, e seus efeitos, não dizem nada para quem não fuma, pois não será ela a pessoa a ser jogada para fora por seguranças do local público, por exemplo. Mas imagina se esse fumante for o namorado de sua filha ou neta...





Então, como pensaram em suas filhas, netas... pensem também na esposa, filha e neta do fumante, que podem passar por vergonha como essa, ou mesmo ter uma péssima companhia em uma noite que poderia ter sido maravilhosa!



Pensem nisso!!!



Já estou cansado por hoje, vou fumar meu cigarrinho e me deitar.





até breve

3 comentários:

Rose David disse...

Como você, sou fumante. Também sou do grupo que não tem vergonha na cara, mas phodam-se, causar mal a mim mesma é uma opção minha. Pior é ter te aguentar os males que outros nos causam.

Minha pressão sanguínea, por exemplo, eleva-se ainda mais quando tenho conhecimento de roubos, falcatruas, desvio de dinheiro público, políticos que ganham uma baba para trabalharem 1 ou 2 dois na semana e cujas férias duram quase 3 meses, e muitas outras coisas mais.

E aí me pergunto: por que esses políticos não fazem cumprir tantas outras leis que existem por aí? Por que tanta gente corrupta continua fora das cadeias? Por que muitos doentes crônicos têm de apelar para a justiça, para que sejam cumpridas as leis que lhes garantem tratamento adequado ou distribuição gratuita de medicamentos?

Esse é um país de hipócritas!

Cabrundo do Chuvisco disse...

Ratifico sua sentença.

até breve

Sérgio Roberto Cardoso Moreira disse...

Brigadão por votar em minha logomarca no Trolha. Valeu, forte abraço, Sérgio.