quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Norte do RJ ganha aparelho para identificar trotes para 190


Equipamento custou R$ 8 mil.

Lei da Alerj pune quem passa trotes com falsa ocorrência.

Em Campos, no Norte Fluminense, já está em funcionamento um equipamento que ajuda a identificar e punir quem passa trote.

Passar trote não é apenas uma brincadeira de mau gosto. É crime, que agora será combatido com multa na conta telefônica.

Um supercomputador monitora e grava todas as ligações feitas para o 190. O equipamento foi doado pelo Conselho Comunitário de Segurança. Custou R$ 8 mil e já está funcionando.

“Agora esses trotes serão identificados, e nós temos vários ramais para serem atendidos nas ligações do 190”, explicou Amaro Ribeiro, presidente do Conselho de Segurança de Campos.

No primeiro dia, 1.134 ligações foram registradas, boa parte delas, trotes. Uma lei aprovada pela Alerj prevê que as despesas com a falsa ocorrência sejam enviadas para a conta telefônica do criminoso. E agora a PM de Campos já está preparada para ajudar a Justiça.

Por enquanto, a PM quer educar, mas por pouco tempo. “Estamos orientando para não deixar que isso aconteça mais. Se isso voltar a acontecer, a gente tem como imprimir um relatório, gravar as ligações todas em mídia, e vamos encaminhar ao Ministério Público”, afirmou Gilmar Barros, comandante da PM em Campos.




Fonte: G1

até breve

Nenhum comentário: