quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Gripe Suína: Vacinação começa em março


Ao anunciar estratégia de combate à gripe A, governo pretende vacinar 62 milhões de pessoas divididas em grupos de riscoDividida em quatro etapas, a vacinação contra a segunda onda da gripe A no Brasil vai começar no dia 8 de março e se estenderá até 7 de maio. A expectativa do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, é de que 62 milhões de pessoas sejam imunizadas contra o vírus H1N1 – cerca de um terço da população brasileira.

Segundo Temporão, o objetivo não é evitar a disseminação do vírus – que já está presente em 209 países, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) –, mas manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos graves e mortes.

– O Brasil não está propondo vacinar toda a população. Nenhum país fez isso. Vacinar um terço da população já provocará uma redução enorme na circulação viral. Estamos diminuindo a possibilidade de que outras pessoas adquiram a doença – disse Temporão.

A vacinação gratuita para públicos prioritários será um dos focos da ação. A ideia é priorizar profissionais de saúde, índios, gestantes, jovens entre 20 e 29 anos, doentes crônicos e idosos com doenças crônicas. O governo comprou 83 milhões de doses da vacina. A sobra de 21 milhões de doses já considera as perdas com o manuseio e reserva técnica para eventuais necessidades, como alterações epidemiológicas durante o inverno e eventual ampliação do público-alvo.

A primeira etapa ocorre entre 8 a 19 de março. Atenderá a trabalhadores do serviço de saúde, público e privado e toda a população indígena. Idosos com mais de 60 anos e sem doença crônica não receberão a vacina contra a gripe A – serão imunizados apenas contra a sazonal. Se houver alterações na situação epidemiológica e disponibilidade da vacina, outros grupos poderão ser vacinados numa quinta etapa de imunização.

Governo anunciou regras para distribuição do Tamiflu

Temporão também anunciou que estarão disponíveis 21,9 milhões de medicamentos antivirais (Tamiflu) que serão distribuídos em postos do Ministério da Saúde e farmácias populares, onde o governo bancará 90% do valor e o paciente, 10%. A venda, porém, só será feita mediante a apresentação de receita médica, com validade de cinco dias, que ficará retida.

A imunização será realizada ao mesmo tempo em todo o país. Os 26 Estados e o Distrito Federal receberão um número de doses proporcional à população dos grupos prioritários. Caberá às secretarias estaduais de Saúde distribuir as vacinas aos municípios.


Fonte: Zero Hora

_ _ _


até breve

Nenhum comentário: