quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ainda bem que há a evolução


"A mulher deve adorar o homem como a um deus. Todas as manhãs, por 9 vezes consecutivas, deve ajoelhar aos pés do marido e, de braços cruzados,perguntar-lhe:
_ Sr. o que desejais que eu faça? "
( Zaratrusco - Filosofo persa do séc.VII a.c. )


" Todas as mulheres que seduzirem e levarem ao casamento os subditos de Sua Magestade, mediante o uso de perfumes,pinturas, dentes postiços, perucas e recheios nos quadris, incorre em delito de bruxaria e o casamento será anulado."
( Constituição Nacional inglesa/ lei do séc. XVIII )


" Mesmo que a conduta do marido seja censurável, mesmo que este se dê a outros amores, a mulher virtuosa deve referenciá-lo como a um deus. Durante a infância a mulher depende de seu pai, ao casar-se de seu marido, se este morrer de seus filhos e se os não tiver de seu soberano. Uma mulher nunca se deve governar a si própria."
( Lei de Manu - Livro sagrado da Índia )

" Quando um homem for repreendido,em público por uma mulher, cabe-lhe o direito de derrubá-la com um soco, desferir-lhe um pontapé e quebrar-lhe o nariz para que, assim desfigurada, não mostre a sua face envergonhada. E é bem merecido, por se dirijir ao homem com maldade de linguajar ousado."
( Le Ménagier de PARIS - Tratado de conduta Moral e Costumes de França séc.XIV )

" As crianças, os idiotas, os lunáticos e as mulheres não podem e não têm capacidade para efectuar negócios."
( Henrique VII de Inglaterra, chefe da igreja Anglicana, séc.XVI )


" Quando uma mulher tiver conduta desordenada e deixar de cumprir as obrigações do lar, o marido pode submetê-la à escravidão.Esta servidão pode, inclusivé, ser exercida na casa de um credor de seu marido e, durante o período em que durar, é lícito a ele, marido, contrair novo matrimónio."
( Código de Hamurabi - Constituição Nacional da Babilónia, outorgada pelo rei Hamurabi que a concebeu sob inspiração divina séc.XVII a.c.)

" Os homens são superiores às mulheres porque Alá lhes autorgou a primazia sobre elas. Portanto dai ao varão o dobro do que dais as mulheres.
Os maridos que sofrem de desobediência de suas mulheres podem castigá-las, deixá-las sós em seus leitos e até bater-lhes. Não se legou ao homem maior calamidade do que as mulheres."
( Alcorão - livro sagrado dos Muçulmanos recitado por Alá a Maomé no séc.VI )

" Que as mulheres estejam caladas nas igrejas porque não lhes é permitido falar.Se quiserem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos."
( São Paulo - Apóstolo cristão ano 67 a.c. )

" A Natureza só faz a mulher quando não pode fazer o homem; a mulher é, portanto, um ser inferior."
( Aristóteles - filósofo / o guia intelectual e preceptor grego de Alexandre o Grande )

" O pior adorno que uma mulher pode querer usar é ser sábia."
( Lutero- Teólogo alemão e reformador protestante séc.XVI )


Por estes escritos vê-se o quão árduo foi o caminho para as mulheres chegarem aos dias de hoje em igualdade de condições com os homens.
Infelizmente, em muitos países, as mulheres continuam ainda a viver esta situação que lhes é imposta por estes escritos milenares...

Mas tudo evolui, e as mulheres estão alcançando seus devidos lugares!

até breve

Um comentário:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

E que bom que Jesus disse:

"Ninguém te condenou, mulher?
Vá e não erres mais o alvo lindo que tenho para você."