terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

IBGE divulga pesquisa de preços ao consumidor

Entre os itens que ficaram mais caros em fevereiro estão a educação, e produtos como o arroz, açúcar, frutas a gasolina e o álcool...

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou hoje (23) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, uma pesquisa que compara o custo de grupos e unidades de produtos entre 14 de dezembro a 14 de janeiro e dia 15 de janeiro a 10 de fevereiro.

“É um índice que mede o desempenho dos preços na economia. E o que a gente tem visto é que desde o final de 2009, percebeu-se uma leve aceleração desses preços de um modo geral, alguns itens até tiveram redução, mas principalmente aqueles itens ligados às demandas de época, tem se elevado”, destaca o economista Alberi Antonio Daubermann.

Entre os itens listados estão: alimentação, habitação, vestuário, transporte e educação. Todos referentes à 11 capitais brasileiras. No resultado da pesquisa deste mês se destaca com maior variação entre os dois últimos estudos realizados a educação; com alta de 4,55%.

O reajuste do transporte urbano e produtos como os combustíveis, álcool (8,86%) e gasolina (1,34%) também estão entre os maiores da lista. O preço dos alimentos continuou a subir. E o consumidor que vai ao supermercado já tem preparado o bolso, a lista entre os preços mais caros tem crescido:
“Arroz, açúcar, o açúcar está um absurdo né?! A dificuldade é que o salário não aumenta o salário continua o mesmo e os produtos aumentam”, afirma a consumidora Adriana da Silva.

O açúcar cristal e refinado, aumentou 12,13% e 9,94% respectivamente. “Nós estamos em plena colheita da cana e esperamos que isso se normalize, mas nós tivemos uma demanda de açúcar e de álcool no exterior, e isso acabou reduzindo mais rapidamente os estoques nacionais e com o ganho melhor no exterior, os usineiros preferiram exportar esses produtos do que vender no mercado interno”, ressalta o economista.

A pesquisa apontou que o arroz também ficou mais caro 5,22%, já as frutas tiveram aumento de 2,85%. “As frutas, por exemplo, nós tivemos em regiões produtoras a ocorrência de muita chuva e isso acaba atrapalhando bastante a produção”, analisa.

O setor de vestuário é o único que teve queda nos preços, cerca de 0,20%. “Em janeiro nós temos bastante liquidação, promoções e ofertas e os produtos tendem a baixar justamente nesse momento”, observa.

Como a maioria dos produtos estão com preços mais altos a dica é ficar atento aos valores: “o conselho mais tradicional é aquele da pesquisa: o consumo de produtos de época, aproveitar as liquidações e promoções e mesmo assim ter um cuidado de não comprar além daquilo que é necessário e substituir as coisas que não são de época e não estão no seu melhor preço”, finaliza.

Fonte: CGN Notícias

_ _ _

até breve

Nenhum comentário: