segunda-feira, 16 de maio de 2011

Rodada de negócios internacional registra R$ 1,2 milhão


Ao todo, foram realizados 163 agendamentos no III Encontro Internacional de Comércio Justo.

O III Encontro Internacional de Comércio Justo promoveu encontros entre 80 grupos produtivos de 14 estados com 18 pequenos, médios e grandes compradores do país, além de representantes de países como França, Espanha e Inglaterra. A expectativa de faturamento da Rodada de Negócios, realizada nos dois últimos dias do evento, chega a R$ 1,2 milhão.

Para tornar as negociações mais efetivas, os compradores puderam antes visitar cada um dos estandes para visualizar os produtos que melhor se adequavam aos seus interesses. Depois disso, eles solicitavam aos organizadores um agendamento com os representantes dos grupos. Ao todo, foram realizados 163 agendamentos durante os dois dias da Rodada de Negócios.

Para o gerente de Acesso ao Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae do Rio de Janeiro, Marcelo Weber, este modelo proporciona uma negociação mais eficiente entre compradores e vendedores.

"O evento foi muito positivo e representa mais um passo importante para conferir visibilidade a este tipo de produção, além de consolidar o Rio como o principal ponto focal do Comércio Justo no Brasil", disse Weber.

O artesão e ourives, Élson Angelim, da cidade de Cabo Frio, litoral norte fluminense, aprovou a aproximação informal que precedeu a negociação, porque dá mais tempo para explicar as particularidades do trabalho que cada um desenvolve. Um dos vencedores da 2ª edição do prêmio Top 100 de Artesanato, promovido pelo Sebrae em 2009, o artista, que já vende para vários estados, chamou atenção de compradores pelas biojoias, que cria com materiais inusitados como osso bovino, casca de ovo de avestruz, sementes de azeitona, pistache e ameixa, coco, resíduos florestais e fundos de latas de alumínio.

"Tenho perspectivas reais de fechar com uma grande cadeia de produtos naturais, colocar meus produtos no aeroporto Santos Dumont e também exportar. Falei com compradores da África do Sul e da Holanda e eles me deram um retorno muito positivo do meu trabalho. Considero as perspectivas de negócio muito boas", avalia.
até breve

Nenhum comentário: