quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cidades em SP e RJ já utilizam o primeiro ITS 100% nacional para controle do tráfego urban


Primeiro sistema inteligente de controle de tráfego 100% nacional já está em uso em cidades de SP e RJ. Denominado Contreal, o sistema foi desenvolvido pela Brascontrol com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina.

Nos locais em que está implantado, o Contreal é capaz de monitorar o fluxo de veículos nas vias e alterar a programação dos semáforos para garantir maior fluidez, sem a necessidade de intervenção humana.

Há dois anos o sistema foi adotado pelo Município de Macaé, no RJ, e desde o final do ano passado está em funcionamento também em Mauá, na Grande São Paulo. Nas regiões centrais destas cidades a população percebeu rapidamente a melhoria na fluidez do trânsito, afirmam as Secretarias Municipais de Transporte.

Macaé tem uma população de 200 mil habitantes e uma frota de veículos que saltou de 23 mil para 80 mil entre 2000 e 2010, motivada pela exploração do petróleo. Considerada a cidade-sede da Bacia de Campos, Macaé teve sua rotina drasticamente alterada com a chegada de dezenas de empresas à cidade. "Foi nesta época que o Município observou o problema da circulação de veículos na região central e decidiu investir no transporte urbano", explica a diretora de engenharia da Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé, Maria Laismeyre de Castro Meireles.

No município fluminense foram instalados 185 sensores nos 56 principais cruzamentos da cidade. "O sistema já reduziu em até 30% o tempo médio gasto pelos motoristas para percorrer o trajeto", afirma a diretora de engenharia. Além disso, o sistema foi integrado a uma plataforma web que permite a qualquer pessoa saber as condições do tráfego em tempo real. O endereço do acompanhamento em Macaé é http://transitoonline.mactran.rj.gov.br/

Em Mauá, são 19 cruzamentos em torno do Mauá Plaza Shopping e da Praça da Bíblia. A cidade tem cerca de 420 mil habitantes e uma frota estimada em 150 mil veículos, mas recebe um grande fluxo diário de veículos de outros municípios da Grande São Paulo. "Estamos nos preparando para o futuro, pois o fluxo de veículos advindos do Rodoanel também tende a passar pela região central ou próxima a ela", informa o secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira.

Moreira ainda frisa outra vantagem do Contreal sobre os sistemas similares importados. "A tecnologia da Brascontrol apresenta um bom modelo econômico para nós, pois requer baixo investimento. Isto porque utiliza comunicação via satélite e telefonia celular", conclui o Secretário de Mobilidade Urbana de Mauá.

FUNCIONAMENTO
Denominado Contreal – Controle de Tráfego em Tempo Real Pró-ativo – o sistema da Brascontrol captura informações das ruas, como volume e nível de ocupação da via, e as envia a uma central de controle via celular. A central do CONTREAL-TUC, com servidores de alto desempenho, processa os dados de todas as ruas onde o sistema está implantado e devolve imediatamente aos semáforos da região a melhor programação de abertura, a fim de garantir a fluidez do trânsito. Estudos apontam ganhos de velocidade média de 10% a 35% em relação aos planos convencionais de tempo fixo.

Com semáforos sincronizados por satélite e monitoramento das vias em tempo real, o Contreal é capaz de alterar a programação dos semáforos sempre que for detectada uma variação na fluidez ou no volume de veículos, seja por conta de um acidente, um evento, congestionamento, etc. A nova programação muda para atender o novo o fluxo de veículos e dissipar a lentidão no menor tempo possível.

O sistema ainda gera uma visualização que pode ser disponibilizada pela internet para o munícipe acompanhar o trânsito na cidade, em tempo real. Esta visualização apresenta o nível de fluidez da via em tempo real, substituindo as conhecidas "estimativas de trânsito" por uma informação 100% correta.

Segundo a Brascontrol, além das vantagens para a população em termos de redução do tempo de deslocamento nos centros urbanos, economia de combustível e visualização do trânsito pela internet em tempo real, a sociedade e o meio-ambiente ganham com a redução de congestionamentos e poluição ambiental.

SOBRE A BRASCONTROL
A Brascontrol é uma das maiores fabricantes brasileiras de equipamentos e soluções para o controle do tráfego urbano. Com foco em pesquisa e inovação, a empresa reúne o que há de mais avançado em tecnologia para oferecer ao mercado soluções de gerenciamento de tráfego e mobilidade urbana sustentável. É pioneira no desenvolvimento de um sistema inteligente de controle de tráfego 100% nacional.
www.brascontrol.com.br

Fonte: Administradores.com

até breve

Nenhum comentário: