segunda-feira, 14 de junho de 2010

Cabo Frio põe pedras na Praia do Forte para conter avanço das ressacas


CABO FRIO - A Prefeitura de Cabo Frio está formando um paredão de pedras para, em caráter de emergência, evitar que novas ressacas destruam o deque e o calçadão da Avenida do Contorno, na Praia do Forte, no trecho em frente ao Malibu Palace Hotel. Parte do deque de madeira desabou na última ressaca.

O secretário municipal de Habitação e Serviços Públicos, Paula Massa, garantiu que as obras estarão concluídas antes das férias de julho. Segundo ele, a colocação das pedras é uma medida paliativa para facilitar o trabalho dos funcionários e diminuir a força das ondas nas próximas ressacas.

Massa explicou que serão colocadas estacas e barras de concreto pré-moldados entre o calçadão e o asfalto, além de se criar um muro de contenção. Como a Praia do Forte é tombada, o IPHAN e o Inea terão que aprovar o projeto de recuperação da orla.

O secretário informou que será feito um estudo detalhado da Praia do Forte, com análise das marés, do vento e das ondas. O objetivo é criar uma área subaquática de contenção para evitar danos provocadas por ressacas. Os ambulantes, segundo ele, serão remanejados para áreas em melhores condições.

As praias do Peró e das Conchas, no litoral de Cabo Frio, não sofreram os mesmos danos, mas os moradores e veranistas estão preocupados com a ocupação desordenada, principalmente por ambulantes, devido aos problemas na Praia do Forte. O movimento Amigos de Peró marcou reunião para cobrar da prefeitura mais atenção com as praias, principalmente na alta temporada.

O secretário municipal de Turismo, Gustavo Beranger, acredita que os problemas provocados pela ressaca não vão afetar o turismo nas férias de julho:

-- O problema aconteceu num trecho de 300 metros da Praia do Forte, que tem mais de três quilômetros de extensão. Além disso, as Praias do Peró e das Conchas, que têm mais de sete quilômetros, não foram afetadas

Fonte: O Globo

_ _ _


até breve

Nenhum comentário: