quarta-feira, 9 de junho de 2010

Campanha de Vacinação contra a Pólio tem início sábado dia 12 de junho


O Ministério da Saúde (MS) lança no dia 12 de junho a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite 2010, com o slogan alusivo a Copa do Mundo “Vacinou é gol”. A vacinação terá inicio no dia 12 de junho e vai até o dia 09 de julho. Em Mato Grosso todos os municípios estão engajados na campanha com vistas a atingir já na primeira etapa a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. A campanha tem início às 08 horas da manha e término às 17 horas.

Segundo o MS a meta de vacinação para Mato Grosso é de 262.931 crianças abaixo de 05 anos. Desse total, 49.285 crianças estão abaixo de 01 ano e 213.646 crianças de 01 a 04 anos e 11 meses. Embora o Ministério da Saúde preconize um percentual de 95% de cobertura nas campanhas de vacinação contra a poliomielite, Mato Grosso sempre vai além desse percentual. No ano passado, por exemplo, o Estado alcançou o percentual de 98,11% de cobertura vacinal na 1ª etapa da campanha. A meta para esse ano é repetir os mesmos percentuais de cobertura ou, se possível, ultrapassá-los.

Segundo o Superintendente de Vigilância em Saúde, Oberdan Coutinho Lira, foram disponibilizadas pelo MS, 350 mil doses da vacina para que o Estado cumpra a meta de imunizar 262.931 crianças de 0 a 4 anos.

A Secretaria de Estado de Saúde coloca a disposição da população 1.600 postos de vacinação, distribuídos nos 141 municípios do Estado, a disposição da população. Os pais não devem esquecer de levar aos postos o Cartão de Vacinação de seus filhos. Oberdan Lira explicou o motivo do lembrete: “Quando os pais, ou os responsáveis, apresentarem o Cartão aos técnicos da Saúde eles verificarão se há alguma vacina que a criança não recebeu, que faz parte do Esquema Básico da Vacinação como o sarampo, febre amarela, tetravalente, hepatite b, entre outras, e aplicarão as que faltarem atualizando, assim, o Cartão de Vacinação, na proteção da saúde da criança”.

Mais de 4.700 profissionais e colaboradores serão mobilizados para a campanha que disponibilizará, ainda, 530 veículos para viabilizar a cobertura vacinal em 25 municípios de Mato Grosso onde há uma dificuldade maior de locomoção para se alcançar localidades distantes. “Mais veículos poderão ser disponibilizados para ajudar a operacionalizar a vacinação nos municípios e as Secretarias Municipais de Saúde podem solicitar a ajuda aos Escritórios Regionais que atuarão como apoio, pois a parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e os municípios é essencial para o sucesso da campanha”, comentou o Superintendente.

O Brasil é considerado um dos países livres da poliomielite, mas as campanhas continuam sendo desenvolvidas porque ainda existem países em que o vírus da poliomielite é bastante ativo. Com a facilidade de intercomunicação global entre pessoas, por meio de viagens rápidas entre os países, as pessoas de tais países podem acabar chegando ao Brasil com o vírus circulante da doença. Por isso é importante que os pais se conscientizem da importância de proteger seus filhos de 0 a 4 anos dessa doença, que causa a paralisia infantil.

Para que uma região seja declarada livre da poliomielite, deve-se ter pelo menos três anos livre ou sem nenhum caso de pólio e o país deve ter capacidade de detectar, notificar e reagir aos casos de pólio.

A DOENÇA - A poliomielite (pólio) é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus que invade o sistema nervoso através da boca e multiplica-se no intestino, provocando paralisia numa questão de horas. Os sintomas iniciais são: febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço e dores nos membros. Uma em cada 200 infecções conduz a uma paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os que ficam paralisados, 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.

INFLUENZA – Também no dia 12 as crianças de 6 meses a menores de 5 anos poderão ser vacinados contra a Influenza a(H1N1), porem somente nos postos fixos determinados pelos municípios.

Fonte: O Documento
_ _ _

até breve

Um comentário:

Comunicação disse...

Olá blogueiro,
Colabore com a campanha de vacinação contra a Poliomielite, que começa no próximo sábado, divulgando o nosso material de campanha disponível para download. Basta entrar em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
Faça parte desse time e lute contra a paralisia infantil.
Ministério da Saúde