segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ministério da Saúde: cresce obesidade e abuso de álcool


O Ministério da Saúde divulgou os resultados de um estudo que levantou dados sobre tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e peso dos brasileiros. A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, feita em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), entrevistou 54 mil adultos.

O estudo mostrou que o percentual de pessoas com excesso de peso aumentou de 42,7% para 46,6% entre 2006 e 2009. Entre os homens , 51% estão acima do peso, enquanto 42,3% das mulheres sofrem com o problema. A pesquisa verificou também que o percentual dos que sofrem de obesidade cresceu de 11,4% para 13,9% , no mesmo período.

Para a coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, este é um problema mundial:

- O hábito de deixar de comer alimentos saudáveis para comer produtos industrializados é um dos principais fatores para o excesso de peso.

O estudo constatou também que houve diminuição do percentual de fumantes no país. De 2006 a 2009, o número de fumantes caiu de 16,2% para 15,5%.

A respeito do consumo do álcool, a pesquisa revela que, entre 2006 e 2009, o número de pessoas que declaram já ter abusado da bebida aumentou de 16,2% para 18,9%. Para o Ministério da Saúde, excesso de bebida é o consumo de cinco ou mais doses na mesma ocasião em um mês, no caso dos homens, ou quatro ou mais doses, no caso das mulheres.

Fonte: Extra
_ _ _

até breve

Nenhum comentário: