segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ministério da Saúde: cresce obesidade e abuso de álcool


O Ministério da Saúde divulgou os resultados de um estudo que levantou dados sobre tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e peso dos brasileiros. A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, feita em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), entrevistou 54 mil adultos.

O estudo mostrou que o percentual de pessoas com excesso de peso aumentou de 42,7% para 46,6% entre 2006 e 2009. Entre os homens , 51% estão acima do peso, enquanto 42,3% das mulheres sofrem com o problema. A pesquisa verificou também que o percentual dos que sofrem de obesidade cresceu de 11,4% para 13,9% , no mesmo período.

Para a coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, este é um problema mundial:

- O hábito de deixar de comer alimentos saudáveis para comer produtos industrializados é um dos principais fatores para o excesso de peso.

O estudo constatou também que houve diminuição do percentual de fumantes no país. De 2006 a 2009, o número de fumantes caiu de 16,2% para 15,5%.

A respeito do consumo do álcool, a pesquisa revela que, entre 2006 e 2009, o número de pessoas que declaram já ter abusado da bebida aumentou de 16,2% para 18,9%. Para o Ministério da Saúde, excesso de bebida é o consumo de cinco ou mais doses na mesma ocasião em um mês, no caso dos homens, ou quatro ou mais doses, no caso das mulheres.

Fonte: Extra
_ _ _

até breve

Um comentário:

Ministério da saúde disse...

Olá blogueiro!
O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.
Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Obrigado!
Ministério da Saúde