quarta-feira, 2 de junho de 2010

CCJ do Senado aprova fim de voto secreto em cassação de parlamentar


Proposta abre também votações sobre vetos presidenciais.

Projeto precisa passar por votação no plenário antes de ir à Câmara.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (2) uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que determina o fim do voto secreto em processos para a cassação de parlamentares. A proposta terá de passar ainda por duas votações no plenário e contar com o apoio de pelo menos 49 senadores antes de ir à Câmara dos Deputados.

Pelo texto aprovado, o voto passa a ser aberto no plenário na hora dos parlamentares decidirem o futuro dos colegas. O relator, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), argumenta que não é possível se manter sigilo neste caso porque é necessário impedir a influência do corporativismo na decisão do parlamentar.

Além do processo de cassação, a PEC elimina outras possibilidades de decisão secreta no Congresso. Uma delas é na decisão sobre vetos presidenciais. A indicação de representantes de missão diplomática e outras autoridades do governo também passariam a ser realizadas de forma aberta.

Pelo texto aprovado pela CCJ, apenas nos casos de indicação do procurador-geral da República e de ministros de tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União (TCU) a votação continuaria sendo secreta.

Fonte: G1
_ _ _

até breve

Nenhum comentário: