domingo, 20 de junho de 2010

Intercambio Cultural YFU - Campos / RJ (recebido por e-mail)


"Caro blogueiro,

Eu espero que essa mensagem o encontre bem!

Um amigo me indicou o Blog Cabrunco do Chuvisco falando do seu foco na questão educacional e cultural para a cidade de Campos e Região Norte Fluminense. Sendo assim, acabei tomando a liberdade e estou lhe escrevendo essa mensagem.

Eu trabalho no programa de intercâmbio cultural do YOUTH FOR UNDERSTAND (YFU). O YFU é uma organização internacional, educativa e cultural, apartidária, sem fins lucrativos, sem distinções de ordem racial, religiosa ou ideológica. É também um dos maiores e mais antigos programas de intercâmbio cultural para estudantes e está há mais de 55 anos intercambiando estudantes entre os 49 países em que mantém seus escritórios.

No Brasil, o escritório central está localizado no Rio de Janeiro desde 1964. Esta organização trabalha com uma rede mundial de famílias voluntárias, e com profissionais especializados que acreditam no intercâmbio estudantil como forma de crescimento individual, entendimento entre povos e raças e como instrumento para a paz mundial. Em Campos-RJ, os contatos da representante voluntária do YFU são:

Yanã Queiroz
Tel: 22-99154958
E-mail: yana_queiroz@hotmail.com

Nos últimos anos diversas famílias campistas decidiram acolher um jovem estrangeiro do YFU como mais um membro de seu núcleo familiar pelo período de um ano, possibilitando que toda a família participe de uma inesquecível experiência intercultural.

Todas as famílias que trabalham com o YFU são voluntárias, o que quer dizer, colaboram espontaneamente, oferecendo ao estudante secundarista a oportunidade de conhecer a nossa cultura e a nossa vida em família.

Nos últimos anos diversas escolas de Campos concederam vaga para que os intercambistas estrangeiros do YFU pudessem freqüentar uma escola de ensino médio, já que os intercambistas estrangeiros aqui no Brasil são considerados alunos ouvintes. Exemplos de escolas que podemos citar aqui são: Colégio Alpha, Colégio Anglo, CEFET, Externato Campista, Colégio Auxiliadora, etc...

Como nossa organização é baseada no trabalho voluntário e nosso intercâmbio é de total cunho cultural, gostaríamos de saber se o seu blog também poderia nos ajudar no recrutamento de famílias anfitriãs para os nossos jovens estrangeiros. Em anexo a esse e-mail vocês encontrará o perfil de alguns intercambistas que ainda estão sem família confirmada. Esses intercambista chegarão ao Brasil no dia 08 de agosto de 2010 e permanecerão dois semestres em nosso país.
Nós ficaríamos muito agradecidos se você pudesse divulgar para os seguidores do seu blog sobre essa possibilidade deles receberem intercambistas estrangeiros. Talvez as famílias de alguns dos seguidores do seu blog tenham interesse em não somente hospedar estudantes, mas sim em aprender sobre o país de origem do novo “filho” estrangeiro.
Essa troca cultural é imensurável e essencial para a concretização da paz mundial que tanto desejamos que aconteça. No seguinte link vocês encontrarão um vídeo que explica um pouco mais sobre essa rica e divertida experiência intercultural:
http://www.youtube.com/yfubr?gl=BR&hl=pt#p/c/C9FE8DF7265C9E33/1/pJMNXWJWLps
Estou anexando também um logo do YFU, que poderá ser usado durante sua postagem. Porém, no intuito de preservar os intercambista, eu peço apenas que você não poste fotos sobre os interrcambistas estrangeiros. Caso você deseje mais informações sobre alguns desses intercambistas, apenas me avise.
Nossa intenção é colorir Campos e região com jovens de várias culturas! Mas para que isso aconteça, esperamos poder contar com o apoio de organizações e pessoas que reconheçam a importância de uma educação intercultural. Espero, sinceramente, que o seu blog nos ajude conseguir famílias para receber os jovens intercambistas estrangeiros.
Agradeço, desde já, a atenção dispensada. As famílias anfitriãs, as escolas e os meios de comunicação são o nosso maior ponto de apoio, pois é graças às suas generosidade e acolhida que o nosso intercâmbio pode existir e estar presente nas mais diversas regiões do país.

Caso você possa atender ao meu pedido e postar uma nota sobre o YFU e os contatos da representante, por favor, me avise! Fique a vontade para fazer uso das informações contidas nesse e-mail.

Em caso de dúvidas ou observações, por favor, não hesitem em nos contatar!
Cordialmente,

Ruy Temberg.
Coord. Nacional

YOUTH FOR UNDERSTANDING - BRASIL
Av. Erasmo Braga 255 / 503, Centro
Rio de Janeiro RJ, CEP:20020-000
Tel: 21-2544.5980
http://blog.yfu.com.br
ruytemberg@yfu.org.br
Visite o novo site do YFU-Brasil:
www.yfu.org.br"


Ruy Temberg

_ _ _


até breve

Nenhum comentário: