segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Congratulações Senhora Primeira Presidenta eleita!!!

Ganhou, e ninguém pode ser discordar.

Mas cá para nós: ela não é nem de longe goza de muita simpatia!

Vi a entrevista do guru do partido vencedor em um programa de televisão, que passa as segundas.

Neste programa um jornalista que deu crédito a primeira vitória de o atual Presidente aos esforços do guru petista e equipe, explicando que depois de derrotado 3 vezes, o mesmo não tinha carisma suficiente para ganhar a eleição, e com o empenho do entrevistado e de todos, ao seu em torno, teriam conseguido a façanha e de eleger o “patinho feio”.

Disso, eu discordo.

O atual Presidente tem um passado marcante; como deputado federal constituinte; vinha lutando contra a chamada "oligarquia" da época; é a representatividade maior do povão – até mais que um negro que fora criado dentro de uma classe média americana e se tornado representante maior destes; características que fazem o presidente ser a pessoa emblemática que é.

Não estou diminuído o que fora feito pelo guru petista, e sua equipe. Longe de mim. Mas é muito mais fácil erguer quem quer subir, e tem condições para isso por si só, do quem esta no chão sem a menor perspectiva para tal ato.

O Presidente conseguiu isso, Elegeu sua sucessora.

Uma mulher sem muita experiência política, eleitoral, e por conseguinte, também em governabilidade. Que não goza de muita simpatia. Temida e/ou odiada membros da sua própria base aliada.

Mas essa será a Presidente, e parabéns para ela.

O que se tem pela frente é simples: continuar o que já se está fazendo!

A vaidade pode levá-la a querer deixar sua marca, e isso pode lhe custar caro. Não podemos esquecer de 1993.

Toda essa conjectura nos leva a crer que a oposição pode estar correta, quando afirma que tudo isso não passa de um engodo para as eleições de 2014, e visa o retorno do atual Presidente.

Pode ser... mas aí que a vaidade pode ser o divisor de águas.

A Presidente elleita poderá não concordar com tal manobra já previamente rascunhada, bater o pé e dizer em bom tom, “diz ao povo que fico”, e ai a coisa poderá se complicar!

Ela deverar ter o apoio de boa parte do seu partido, e de alguns outros, que sempre estão no barco de quem está com o leme.

Mas e ai??? Será que só estes apoios serão suficientes?

Não sou cientista político, mas acho que não!

O atual Presidente sairá da postura de protetor para a postura de algoz. E tudo indica que o partido que formou sua chapa como vice também terá tal postura, afinal já começaram as primeiras ranhuras entre eles e a nova eleita.

Para o partido, vice em sua chapa, será mais viável à volta do atual presidente, uma vez que com ele o jogo é conhecido, e o bolo bem, mas muito bem, fatiado.

Se a nossa futura presidenta não tiver cuidado e juízo, até o impeachment poderá ser cogitado.

Afinal, migalhas não são aceitas por caciques, e por conseguinte não há de se falar em uma mão lava a outra, e as duas o rosto. Não haverão de ser condescendentes com quem não não foi com eles. E isso a história mostra, e mostra claramente.

Outra forma de não permanência no cargo mais almejado politicamente no País, seria uma licença definitiva, por motivos de saúde. Mas essa conjectura nós não temos a menor forma de intervir e nem podemos trazê-la à baila. Seriam simples falácias.

Diante de tudo isso, e, mais uma vez quero dizer que são apenas proposições de alguém que pouco, ou nada entende de política, só resta, parabenizar a presidenta eleita, e desejá-la um excelente mandado, e que tudo ocorra da forma mais tranquila possível.

Congratulações Senhora Primeira Presidenta eleita!!!

até breve

Nenhum comentário: