segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Unesp inaugura centro de formação para especialistas em pré-sal


A Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Petrobras inauguram nesta terça-feira, no campus de Rio Claro (SP), um centro de geociências direcionado a formação de especialistas e a realização de pesquisas com ênfase na camada pré-sal.

O UNESPetro (Centro de Geociências Aplicadas ao Petróleo) deve focar os trabalhos sobre as chamadas rochas carbonáticas --que formam a camada pré-sal e outros reservatórios pretolíferos.

O centro terá 2.000 metros quadrados de área útil e teve investimentos de R$ 10,5 milhões.

De acordo com o coordenador da UNESPetro, professor Dimas Dias Brito, o novo centro é o primeiro complexo de uma universidade brasileira concebido para reunir as principais ciências que compõem a geologia sedimentar.

A criação do centro de geociências é uma das principais iniciativas para o desenvolvimento do SCTC (Sistema de Capacitação, Ciência e Tecnologia em Carbonatos).

O SCTC é um sistema criado após acordo firmado em fevereiro de 2010 entre Petrobras, Unesp, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), UFF (Universidade Federal Fluminense) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Fonte: Folha.com

até breve

Nenhum comentário: