terça-feira, 1 de setembro de 2009

Já não era sem tempo!


Não sou tricolor, mas nem o Fluminense merecia!


"Desmotivado, Renato Gaúcho é demitido do Flu, e dirigente confirma Cuca

Reunião na madrugada de terça-feira antecipa saída do treinador, que não escondia mais o abatimento pela situação difícil. Cuca chega na quarta.


Portões fechados na primeira parte do treinamento, jogadores sozinhos no gramado, dirigentes tensos ao telefone. De cara, o clima no centro de treinamento em Itu, no interior de São Paulo, deixava a certeza de que algo estava diferente, e a informação foi confirmada pouco antes das 9h30m pela assessoria de imprensa do Fluminense: Renato Gaúcho está demitido. Cuca assume o cargo, de acordo com o vice-presidente de futebol, Tote Menezes.


- Foi o escolhido e já aceitou. Começa nesta quarta-feira e fica até o fim do ano que vem. Tínhamos outras opções, mas achamos ele mais técnico - disse.


A decisão aconteceu em reunião de cúpula na madrugada desta terça-feira, e Renato Gaúcho já se despediu do elenco no início da manhã. Juntamente com o treinador, deixam o clube o preparador físico Alexandre Mendes e o auxiliar técnico Valdir Espinosa. O grupo trabalhou sob o comando dos preparadores físicos Jefferson Souza e Valquir Girardim. Além da dupla, Victor Hugo é o último sobrevivente da comissão técnica tricolor.


Paulo César Gusmão e Ney Franco foram sondados, mas não se animaram muito com a possibilidade de chegar às Laranjeiras e Cuca acabou sendo o escolhido. Ele será o quinto no cargo só neste ano, o quarto no Brasileiro. Antes, trabalharam René Simões, Carlos Alberto Parreira, Vinícius Eutrópio e Renato Gaúcho.


O coordenador de futebol, Branco, e o diretor Gustavo Mendes, que acompanham a delegação em Itu, ainda não se pronunciaram oficialmente, o que devem fazer apenas no treinamento da tarde. Renato assumiu o Tricolor pela quinta vez no último dia 21 de julho e desde então colecionou seis derrotas, cinco empates e apenas uma vitória, em 12 partidas.

O clima começou a ficar insustentável para o treinador após o empate por 0 a 0 com o Barueri, no Maracanã, há duas rodadas. Na ocasião, Renato pensou em entregar o cargo, motivado principalmente pelo desgaste na relação com o vice-presidente de futebol, Tote Menezes. A situação ficou ainda mais complicada com a demissão do chefe do departamento médico, Michael Simoni.


A expectativa era de que Renato ganhasse uma sobrevida até a partida contra o Náutico, domingo, às 18h30m, no Maracanã, pela 23ª rodada do Brasileiro, mas o visível desânimo do comandante antecipou a decisão. No primeiro dia de treinamento em Itu, ele se mostrou cabisbaixo e desmotivado na luta contra o rebaixamento. Com a demissão, Renato escapa da possibilidade de bater um recorde negativo: ser o primeiro treinador rebaixado três vezes na história do Nacional (caiu em 1996 com o Fluminense e com o Vasco no ano passado).


Após cerca de um ano, Cuca retorna ao Fluminense. Na temporada passada, o treinador também assumiu o clube na luta contra a degola e não foi feliz. Ficou no Tricolor de 17 de agosto a 1º de outubro. Foram nove jogos, duas vitórias, cinco empates e duas derrotas. Na ocasião, inclusive, deixou as Laranjeiras “queimado” com parte do elenco pela postura. Dos jogadores atuais, um teve problemas públicos com o novo técnico, Ruy, que deixou o Botafogo em 2007 com o profissional no comando.


Com Cuca chegam ao Flu os auxiliares Cuquinha, irmão do treinador, e Eudes Pedro. Ronaldo Torres, ex-Flamengo, e que fazia parte da comissão técnica de Joel Santana, chega para ser o preparador físico. Itu dá "sorte" ao treinador. Em 2007, uma semana após ser demitido, ele reassumiu o Botafogo no lugar de Mário Sérgio durante período de treinos aqui." Fonte: Globo Esporte.


até breve

Nenhum comentário: