quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Pegando Carona...


Acabo de ver a postagem do Amigo, Advogado, Jornalista, Blogueiro... (ufa!) Luciano Aquino sobre concurso para professor de ensino religioso, em seu blog: Blog Geral.

Transcrevo toda postagem:

"Carlos Minc consegue anular concurso para professor de ensino religioso

A Justiça do Rio de Janeiro anulou o edital de um concurso público para a contratação de 500 professores de ensino religioso para a rede estadual de ensino. A decisão ocorreu após uma ação popular movida em 2003 pelo ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, na época deputado estadual. Cabe recurso.

Na ação, Minc alegou que o governo privilegiou algumas crenças religiosas em detrimento das demais, ao transferir a definição sobre o conteúdo das aulas às autoridades dessas religiões.

Na sentença, a juíza Simone Lopes da Costa, da 10ª Vara da Fazenda Pública do Rio, concorda com Minc e diz que o Estado “limitou-se a editar uma resolução frontalmente contrária à lei geral”. O ministro sustentou que o currículo das disciplinas deveria ser definido após debates públicos e ressaltou que apenas religiões com estrutura hierárquica, como a católica e a protestante, poderiam apontar as autoridades que seriam responsáveis pela orientação disciplinar.

Segundo a juíza, “não há nos autos notícia de que a sociedade civil ligada a diversos segmentos religiosos tenha sido questionada acerca da organização, bem como do conteúdo da matéria ensino religioso”,

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o ensino religioso é facultativo e sua regulamentação cabe aos Estados e municípios. No entanto, Simone Costa observou que o edital não determinou sequer a formação necessária ao professor que fosse ministrar as aulas.

“Patente o insubsistente sistema do ensino religioso na forma do edital proposto, eivado do vício de nulidade, pois contrário a lei. Ademais, não há prova da existência das vagas que foram oferecidas”, concluiu a magistrada.

Uol"
_ _ _

até breve

4 comentários:

Rosângela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosângela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosângela disse...

Desculpa se passei dos limites... mas falar de Jesus nos faz assim... sem LIMITES..HUAHUA

Rosângela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.