quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Beber muito álcool de uma vez só dobra os riscos de ter infarto


Estudo francês mostra que beber com moderação protege o coração.

Quem consome álcool em excesso somente nos fins de semana tem duas vezes mais chances de sofrer uma parada cardíaca do que as pessoas que bebem continuamente. Essa é a conclusão de um estudo feito na França e Irlanda do norte e publicado nesta quarta-feira (23) na revista científica British Medical Journal, do Reino Unido.

A equipe de Jean-Bernard Ruidavets, da Universidade de Toulouse (França), avaliou o consumo de álcool na França e na Irlanda do Norte para verificar se o hábito poderia estar relacionado à diferença de mortalidade por doenças coronarianas constatada nos dois países. Os irlandeses possuem duas vezes mais casos de insuficiência coronariana aguda (infarto do miocárdio e morte coronariana) do que os franceses.

Para verificar a relação, os cientistas acompanharam, durante 10 anos, cerca de mil homens entre 50 e 59 anos de três cidades francesas (Lille, Estrasburgo e Toulouse) e de Belfast, na Irlanda do Norte. Todos os homens estavam livres de doenças cardíacas no início do estudo, em 1991.

Os pesquisadores descobriram que o volume semanal de álcool consumido é praticamente idêntico em Belfast e na França.

No entanto, de acordo com Ruidavets, os hábitos de consumo eram “radicalmente diferentes”.

- Em Belfast, o consumo de álcool estava mais concentrado em um dia da semana [no sábado], enquanto nas três cidades francesas, o consumo estava distribuído de forma mais regular ao longo da semana.

Segundo os pesquisadores, beber quatro ou cinco taças de vinho em uma única ocasião já é considerado consumo excessivo de álcool. Enquanto na Irlanda do Norte a porcentagem de homens com esse hábito foi de 9,4%, na França ficou em 0,5%.
Paralelamente, a incidência anual de mortes coronarianas foi quase duas vezes maior em Belfast (5,63 em 1.000) em relação à França (2,78 em 1.000).

Segundo Jean Ferrières, pesquisador da Universidade de Toulouse, os dois hábitos indicam também consequências contraditórias.

- Por um lado, consumir uma ou duas vezes grandes quantidades de álcool causa a morte coronariana. Por outro, consumir vinho regularmente protege o coração.

Em Belfast, os homens bebiam principalmente cerveja (75,5%), seguida de destilados (61,3%), sendo o vinho pouco consumido (27,4%). Na França, ao contrário, o consumo de vinho predominava (91,8%).

- O consumo de vinho reflete um comportamento de vida diferente com relação ao de cerveja e está associado a outros fatores de proteção do sistema cardiovascular, como a alimentação.

Em editorial publicado pela revista científica BMJ, Annie Britton, cientista da University College London, advertiu contra os efeitos nocivos do álcool, que pode causar outras doenças.

- É preciso lembrar a todos os grandes bebedores, seja qual for seu hábito de consumo, que [a bebida] aumenta o risco de desenvolver muitas doenças, como a cirrose, a pancreatite crônica e vários tipos de câncer.

Fonte: R7

Essa me preocupou!!!


até breve