quarta-feira, 11 de maio de 2011

Inadimplência do consumidor sobe 1,5% em abril, diz Serasa


A inadimplência do consumidor brasileiro registrou alta de 1,5% no mês de abril, informou o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor nesta quarta-feira. Este é o segundo mês consecutivo de alta, depois de um primeiro bimestre que registrou queda. Na comparação anual, a inadimplência registrou alta de 17,3% em abril.

De acordo com o indicador, a crescente inflação que reduz o poder de compra do consumidor e o maior endividamento da população têm feito com que a inadimplência suba. Os gastos realizados nos feriados prolongados também fizeram com que o indicador aumentasse em abril, mas como abril teve apenas 19 dias úteis, o índice não registrou alta maior.

As dividas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços) e as bancárias, que representam juntas quase 87% do índice, foram as reponsáveis pelo aumento, com crescimento de 1,7%. Já o os títulos protestados e os cheques sem fundos contribuiram para que o índice fosse menor, com recuo de 0,2% e 1,7% respectivamente.

Nos quatro primeiros meses de 2010, as dívidas não bancárias tiveram queda de 19%, na comparação com o ano anterior, enquanto as dívidas feitas com os bancos apresentou recuo de 5,5%.

Fonte: JB

até breve

Nenhum comentário: