terça-feira, 17 de maio de 2011

Moda Infantil se consolida como Núcleo Criativo e apresenta 8 marcas no Senac Rio Fashion Business


O sucesso da aposta da Fecomércio-RJ no desenvolvimento da moda infantil na mostra Outono-Inverno, em janeiro último, levou à consolidação dentro do Sindicato Varejista de Tecidos e Vestuários do Município do Rio de Janeiro do Núcleo Criativo exclusivo para a moda infantil de 0 a 10 anos, com a presença de oito marcas na edição primavera-verão 2011-12 do Senac Rio Fashion Business.

A bolsa de negócios da moda será realizada de 24 a 27 de maio, na Marina da Glória com a participação de 80 marcas de micros e pequenas empresas instaladas em 14 unidades do Núcleo Criativo da Fecomércio-RJ, que abrange 16 regiões do Estado do Rio de Janeiro. Eles vão procurar fazer negócios com os mil compradores multimarcas de todo o Brasil e do exterior presentes ao evento.

O Núcleo Criativo de Moda Infantil terá seis marcas cariocas, lideradas pela Zazen, de Luciana Figueiredo, que produz roupas para bebê, assim como a Use Cute Tricot & Sapatinhos, que ainda faz moda de menina. A Savannah Kids renova sua proposta de moda com consciência ecológica para meninos e meninas. A Jardim XS e a Forrozinho de Gala apresentam coleções para meninos e meninas. A Nicobaldo e a Tamanduá Kids trazem roupas exclusivas de meninos. De Itaperuna vem a Baby´s Jane.

Apesar do desdobramento em dois do Núcleo Criativo, da Fecomércio-RJ, a capital carioca terá outras seis marcas na terceira participação do Núcleo Criativo Tecidos & Vestuários no evento. São elas as estreantes Seal Angel, que apresentará coleção de moda praia, e a Janine Bressane, com bolsas artesanais. A Brígida volta à bolsa de negócios com seus acessórios e a representação se completa com os bijous da SZ Bijous, os da Badulaques e os da designer Cláudia Xavier.

O Núcleo Criativo de Niterói traz seis marcas em sua quarta participação no evento. Na moda feminina continuam Estorani, Maria Silvia e a Cotton de Fadas, que fecharam ótimos negócios em janeiro. A Patuá vem com bolsas e acessórios. A Raquel Pádua apresenta bijous, assim com a estreante Christine Goes, com uma coleção de bijous naturais.

Em seu bis na bolsa de negócios da moda, o Núcleo Criativo de São Gonçalo, ligado ao Sindicato do Comércio Varejista local, mira em diferentes nichos do mercado, com cinco marcas. A Rigf e a estreante Blessed apostam na moda feminina. A Peahi apresenta coleção de surfwear. A Usina volta com sua linha de bolsas e a Sandra Bijoux vem com acessórios.

Região Serrana - Mesmo com suas principais cidades atingidas pelas chuvas de janeiro, a Região Serrana terá uma representação forte no evento. O Núcleo Criativo de Petrópolis da Fecomércio-RJ, marca sua quarta presença no evento, com sete marcas de moda feminina selecionadas pelo Sindicato de Comércio Varejista de Petrópolis. São elas a Empório Josephina, que estará pela quarta vez na Marina da Glória, a Mananciais, a Calabrote, e as estreantes Detonação, Off Rio, Branca Maria e Watercolor. Participante da edição, em janeiro de 2011, a Malagueta desistiu da mostra primavera-verão para atender as encomendas anteriores.

Quatro empresas foram selecionadas pelo Sistema Fecomércio-RJ e pelo Sindicato de Comércio Varejista de Teresópolis e região para integrar a terceira participação do Núcleo Criativo local. A designer Cláudia Barros mostrará a nova coleção de biojóias para a primavera-verão 2011-12. A Elementto vem com a moda feminina. A Lugaresi mostrará coleção feminina em malha de tricô. A Sleec Acessórios, com artigos em acessórios em couro, macramê e metais, foi escolhida nesta quinta-feira, 12 de maio, em reunião de capacitação conduzida no Sindicato Varejista pelo consultor Felipe Rocha, e por representantes do Sistema Fecomércio-RJ.

Sucesso na estreia do Núcleo Criativo de Nova Friburgo, da Fecomércio-RJ, na mostra Outono-Inverno, em janeiro de 2011, as marcas Gustavo Coelho (de bolsas em tecido) e Dona Ephigênia (moda feminina), por problemas com sua mão de obra atingida pelas chuvas de janeiro, não vão participar do Senac Rio Fashion Business. Entretanto, numa prova da vitalidade da vocação municipal para a moda, o Sindicato Varejista local e o Sistema Fecomércio-RJ selecionaram outras cinco empresas para a mostra Primavera-Verão. A Tardene apresentará coleções de lingerie fina, a Paiol e a Amanita Muscaya apostam em homewear, a Ecoarte vem com sua linha de camisetas e bolsas artesanais, enquanto a Marisa Portela traz joias e bijous.

Sul Fluminense - O desenvolvimento da moda no Sul Fluminense tem sido tão expressivo nas três últimas edições do Senac Rio Fashion Business que o Sistema Fecomércio-RJ, em parceria com os Sindicatos do Comércio Varejista de Barra do Piraí, Barra Mansa, Valença e Volta Redonda, decidiu dividir em dois o Núcleo Criativo do Sul Fluminense. O NC Sul Fluminense 1 terá a moda feminina de Cris Silvares, de Valença, a criatividade de Maria Inês Lavinas, de Barra do Piraí, que dá exemplos das imensas possibilidade da reciclagem de material têxtil em seus eco bijous, as bolsas artesanais da Amparo Brasil, de Barra Mansa, as sandálias Havaianas customizadas por Naila Cezar, da estreante Pé Chique, de Barra do Piraí, e o aproveitamento criativo de materiais nos bijous de Paula Ardo, de Rio Claro.

Já o NC Sul Fluminense 2 vai apresentar na mostra Primavera-Verão os bijous da Maria Fia, de Valença; a moda feminina da Lugar de Arte, de Barra do Piraí, que também terá a linha jovem de bijous e acessórios da Penduricalho, as bolsas da estreante Pitaya Rosa, de Barra Mansa, a moda praia da Uni Brasil e os bordados da moda feminina de Erica Facuri, de Volta Redonda.

O Núcleo Criativo que reúne os sindicatos de comércio varejista das duas regiões do Médio Paraíba traz para esta edição quatro marcas. De Três Rios virá, mais uma vez, a Femme Sensuelle, de Luciene Moreira. Conhecida pela delicada lingerie, a marca apresentará linha de moda praia. Bethania Lima traz sua coleção de moda feminina e a Zanatta participa pela segunda vez com sua linha de bolsas. De Miguel Pereira, a Flower Creation volta com uma mostra de camisaria feminina e masculina.

Em sua segunda participação, o Núcleo Criativo da Fecomércio-RJ de Angra dos Reis terá quatro marcas. A Vicentini, de Angra dos Reis, apresentará sua coleção de moda feminina, na companhia da moda feminina de Sonia Moraes, de Paraty. As duas marcas fizeram bons negócios na edição outono-inverno, em janeiro último. De Angra, estreiam a Coquille, que aposta na moda praia, com estampas pintadas à mão, enquanto Solange Arruda apresenta bijous e bolsas artesanais.

O Núcleo Criativo de Cabo Frio, representado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Cabo Frio, Araruama, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios, defende com seis marcas a criatividade da moda da Região dos Lagos. A Sandra Mendez, de Araruama, apresenta bolsas em tecidos de tear. O município participa ainda com a Wow, especialista em bijous com material reciclável, e com a moda feminina, fitness e homewear da Movimente-se. Sucesso na estreia, em janeiro último, a Berê Cintos, de Búzios, volta à bolsa de negócios. A ela se juntam os colares e cintos feitos com material reciclado da estreante Babu Acessórios. Outra estreia é a da CRAS de Cabo Frio, projeto de ação social apoiado pela prefeitura local.

Representado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Campos dos Goytacazes, a terceira participação do Núcleo Criativo local na bolsa de negócios apresenta seis marcas e um projeto de Ação Social, o CRAS, apoiado pela prefeitura municipal, que mostra a criatividade dos bordados das mulheres artesãs de Campos. Duas marcas vêm com bolsas e acessórios artesanais: a Raquel Motta e Conceição Fernandes, que faz um trabalho especial ao mesclar materiais reciclados com fibras. A moda feminina vem representada por La Reina. A In Love trará camisetas em estampas criativas, enquanto a Elite aposta na moda praia. Já Anabela Camilo vai expor bijous artesanais.

O Núcleo Criativo, da Fecomércio-RJ, que representa a região de Itaperuna, pólo de confecções no Noroeste do Estado do Rio, completa sua quarta participação na bolsa de negócios com a presença de quatro marcas. A Vitória da Moda apresenta a moda feminina. A Laços aposta na homewear e a RDM virá com uma coleção de lingerie. Já a cooperativa Bordando o Futuro terá uma coleção de moda feminina com delicados bordados feitos à mão.

Fonte: Fator Brasil

até breve

Nenhum comentário: