sexta-feira, 25 de março de 2011

Jorge Hereda é novo presidente da Caixa


Maria Fernanda Ramos deixa a instituição para representar o Brasil no Banco Interamericano de Desenvolvimento

Brasília O governo anunciou ontem a saída da presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, e sua substituição pelo vice-presidente de governo, Jorge Hereda, nome ligado ao PT. Além da troca no principal posto da instituição, foi promovida uma grande mudança também nas vice-presidências, que foram preenchidas por técnicos, mas também pelo peemedebista Geddel Vieira Lima, o que desagradou à ex-presidente.

A saída de Maria Fernanda do comando da Caixa ocorre menos de seis meses após a descoberta da megafraude no balanço do Panamericano, instituição que teve 49% de seu capital adquirido pelo banco federal e que depois teve que ser salva pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Mas fontes do governo negam a vinculação entre os dois episódios e dizem que ela saiu porque quis, apesar da intenção de mantê-la no cargo.

Apesar dessa versão, fontes admitem que no mínimo esse desejo de sair que vinha sendo manifestado por Maria Fernanda foi alimentado pelo forte desgaste gerado pela operação do Panamericano.

Afinal, por muito pouco, a Caixa não tem um prejuízo gigantesco com a aquisição de uma instituição que quase foi liquidada, o que redundou em duros comentários e questionamentos sobre a competência dela. O argumento principal usado pelas fontes para desvincular a saída dela da operação do Panamericano é que o vice-presidente de Finanças da instituição, Marcio Percival, responsável direto pela transação, continua onde está.

Minha Casa

As mudanças no comando da Caixa, apesar de fazer alguma acomodação política, também mostram disposição de reforçar a atuação do banco no programa "Minha Casa, Minha Vida", segundo avaliações feitas por fontes. A indicação de Jorge Hereda - que já foi secretário nacional de habitação e coordenou a implantação do "Minha Casa, Minha Vida" na Caixa é um indicativo forte nessa direção.

Fonte: Diário do Nordeste

até breve

Nenhum comentário: