terça-feira, 29 de março de 2011

Candidatos fazem provas para magistério


Seis mil pessoas estão concorrendo as 1.362 vagas imediatas oferecidas pela Educação . Gabaritos serão liberados hoje.


A chance de conquistar uma das 1.362 vagas imediatas oferecidas pela Secretaria de Estado de Educação foi disputada neste domingo, 27, por 6.354 candidatos aos cargos de docente I (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio). Durante quatro horas, esses professores fizeram as provas objetivas aplicadas pela Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), concorrendo às 739 vagas para a disciplina de Matemática e às 623 para a disciplina de Física. Na terça-feira, 29, quando forem divulgados os gabaritos preliminares, todos poderão conhecer seus erros e acertos disponíveis no Diário Oficial do Estado e no www. ceperj.rj.gov.br.


Os exames, de caráter eliminatório e classificatório, começaram pontualmente às 9 horas da manhã e mobilizaram cerca de mil pessoas treinadas, entre coordenadores, executores, itinerantes e fiscais, sob a coordenação geral do diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago. Foram realizados no Rio de Janeiro e nos municípios de Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaguaí, Itape-runa, Niterói e Petrópolis, apresentando um índice de abstenção de 15% - dos 7.476 candidatos convocados, 1.122 não compareceram às provas.


“Esse índice abaixo da média histórica de concursos, entre 20% e 25%, faz a gente acreditar que os candidatos estão realmente interessados em disputar as vagas para as disciplinas de Matemática e Física da rede estadual”, afirma Marcus São Thiago, fazendo uma avaliação positiva desta seleção que não registrou ocorrências negativas.


As provas objetivas apresentaram 60 questões elaboradas com base no programa descrito no edital. Foram divididas em três blocos: 15 de Português e de Conhecimentos Pedagógicos, comuns a todos os candidatos, e 30 de Conhecimentos Específicos exclusivas para cada disciplina (Matemática e Física). Todas foram de múltipla escolha, com cinco alternativas, valendo um ponto cada pergunta, no total de 60 pontos. Serão eliminados do concurso os candidatos que não alcançarem 50% do total de acertos, respeitando o valor mínimo estabelecido para cada bloco, ou seja, cinco acertos para Português e Conhecimentos Pedagógicos e 15 para Conhecimentos Específicos.




até breve

Nenhum comentário: