quarta-feira, 30 de março de 2011

Facebook com Jogo do Tiririca: pior que tá não fica!


As redes sociais digitais estão encontrando seu caminho para se capitalizar e amortizar custos, por meio do lançamento de inúmeros jogos.


Agora, a Inquietos Entretenimento, em parceria com a Iterum Game Studio, oferecem um novo lazer (?) para os internautas do Facebook, a rede social mais badalada da atualidade: o Jogo do Tiririca.


Como não podia deixar de ser, o game, extremamente convencional em estilo plataforma, propõe uma jornada com o personagem por caminhos e abismos, a partir do sertão de Itapipoca , para recolher as letras do seu nome e, após estar devidamente alfabetizado, pleitear seu lugar na Câmara dos Deputados, em Brasília.


Embora não seja inovador, o jogo diverte pela proposta inusitada e pela facilidade do uso, aprendida pelo público em mais de um quarto de século, com Mario e jogos equivalentes. Para vencer os desafios – aqui, na forma de políticos fantasmas – o personagem anda, pula e atira laranjas.


Já existiram games mais inspirados no Facebook, ainda que não fossem inovadores, como The Expendables e Minomonsters (recentemente comentado na Geek, disponível neste atalho: ) mas, para um ocasional ócio, Tiririca deve funcionar, no mínimo, por ser um ícone já histórico das mazelas políticas do país.


Os games em redes sociais vem batendo recordes de acesso no mundo todo e, segundo o site da CNN “foi uma espécie de retorno à Era de Ouro dos games como Pacman e Super Mario Bros, conforme opinião do expert em jogos Scott Steinberg.”


Se você gostou do Tiririca, talvez se interesse também pelo jogo Dilma Adventure, desenvolvido pela Take Five. Assim como Tiririca, é mais divertido pelo contexto político brasileiro que pelo design do game, mas ao menos mostra que não faltam talentos criativos para fortalecer o mercado de jogos no Brasil, ainda tão incipiente.


Fonte: Geek


até breve

Nenhum comentário: