quinta-feira, 31 de março de 2011

Sobre um jornal de Campos: "Justiça condena jornal a pagar R$ 15 mil por noticiar morte de alguém que está vivo"


A justiça condenou o jornal Folha da Manhã, de Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado, a pagar R$ 15 mil de indenização por dano moral, por veicular notícia que dava como morta uma pessoa viva. O jornal divulgou em março de 2010 que Junior da banda "Piratas do Forró", nome artístico de José Junior Gregório da Silva, teria sido assassinado e que seria usuário de drogas. Mas o nome do verdadeiro falecido era Carlos Augusto Gonçalves Junior, da dupla Fabrício e Junior.


A decisão é do juiz Paulo Luciano de Souza Teixeira, do 2º Juizado Especial Cível de Campos dos Goytacazes. Para o juiz, a empresa de comunicação deveria agir com maior cautela ao publicar suas notícias.


"A ré falhou grosseiramente ao atribuir a qualidade de vítima de morte violenta ao autor, relacionando-o ao uso de crack, numa fórmula sensacionalista para incrementar suas vendas, gerando no leitor mediano uma sensação de indignação ao ver o nome de uma personalidade do meio artístico envolvida pejorativamente no uso de drogas", ressaltou. Cabe recurso da decisão.


Fonte: SRZD


até breve

Nenhum comentário: