segunda-feira, 21 de março de 2011

Prefeitura instala tenda para atender casos de dengue em Campos


Oito pessoas serão atendidas simultaneamente.

Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, está entre os municípios com maior número de casos de dengue no estado do Rio. Do início de janeiro até sexta-feira (18) foram registrados 484 casos de dengue na cidade, 69 deles do tipo hemorrágico.

Na manhã desta segunda-feira (21) a prefeitura instalou uma tenda de hidratação para as vítimas da doença. A tenda, que está funcionando no anexo ao Centro de Referência da Dengue, no centro da cidade, é climatizada e tem capacidade para atender simultaneamente oito pacientes. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira de 8h às 18h e sábado de 8h ao meio dia.

O Centro de Referência da Dengue tem atendido diariamente 100 novos casos suspeitos de dengue. Apesar da demanda, o secretário de Saúde de Campos, Paulo Hirano, disse que o município ainda não corre o risco de uma epidemia, mas é importante tomar as medidas preventivas.

Em 2008 Campos viveu uma epidemia com 15 mil casos de dengue e três mortos. No ano seguinte o número de casos caiu significativamente, foram 32 pessoas com dengue. Mas em 2010 os casos voltaram a aumentar, 1.600 pessoas contraíram a doença e seis morreram.

No Estado

Segundo a secretaria estadual de saúde em todo o Rio foram notificados 20.150 casos suspeitos de dengue até o último dia 12 de março. Os municípios onde foram registrados maior incidência da doença foram: Bom Jesus do Itabapoana, no noroeste do estado, com 2.447,4 casos para cada 100 mil habitantes, seguido de Cantagalo, na região serrana, com 1.321,5 casos / 100 mil habitantes, em terceiro lugar está Santo Antônio de Pádua, também no noroeste do estado, com 1.158,5 casos/ 100 mil habitantes, e Magé, na região Metropolitana, com 599,6 casos para cada 100 mil habitantes.

Nesse período foram registradas 14 mortes. Cinco mortes foram na capital, duas em São Gonçalo, na região metropolitana, duas em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, uma em Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense, uma em Magé, na região metropolitana, outra em Cabo Frio, na região dos Lagos, e uma em São José do Vale do Rio Preto, na região serrana.

Fonte: R7

até breve

Nenhum comentário: