quarta-feira, 30 de março de 2011

Inep cria prova para detectar nível de alfabetização no início do Ensino Fundamental


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em parceria com a Fundação Cesgranrio criaram uma prova para medir os níveis de alfabetização no início do ensino fundamental.


A avaliação é uma iniciativa do Movimento Todos Pela Educação e do Instituto Paulo Montenegro, que viu a necessidade de se aplicar uma prova para alunos mais novos – as provas existentes avaliam os alunos a partir do 5º ano – para que as políticas públicas funcionem mais rapidamente.


A avaliação denominada ABC acontece nesta semana. 6 mil alunos de 262 turmas de todas as redes de ensino participarão da prova. Os resultados estão previstos para segunda semana do mês de junho. A diretora executiva do Movimento Todos Pela Educação afirma que a “Avaliação não é para punir ninguém, mas um instrumento para garantir a qualidade”.


Dados do IBGE 2008 demonstraram que 1,3 milhão de crianças e adolescentes brasileiros de 8 a 14 anos não sabem ler nem escrever. 84,5% destes, estão regularmente matriculados e frequentam escolas.




até breve

Um comentário:

Reflexões disse...
Este comentário foi removido pelo autor.