terça-feira, 22 de março de 2011

Censo para 28 milhões de aposentados e pensionistas


Banco poderá fazer chamado para a prova de vida no ato do saque do benefício do INSS

Brasília - Os 28 milhões de aposentados e pensionistas do INSS deverão participar de um novo censo para depurar o cadastro de pagamento dos benefícios previdenciários. A prova de vida, que combate fraudes e inconsistências, é obrigatória por lei e será executada pelos bancos que pagam aposentadorias e pensões. Agora, o modelo valerá para todos os que recebem em conta-corrente e conta-poupança. Até então, a regra só valia para os que recebiam por cartão magnético.

O novo método é bem diferente do caos vivido pelos segurados do INSS em 2003, quando tiveram os pagamentos suspensos sem aviso e só voltariam a receber sob a condição de fazer o recadastramento nas agências do INSS. Agora, o censo segue regras semelhantes às adotadas em 2005 e 2006. Na ocasião, os próprios bancos pagadores receberam os formulários com os dados completos e analisaram a documentação.

CONVOCAÇÃO

De acordo com a Previdência, as instituições financeiras farão a renovação anual da senha do usuário e a atualização do endereço. Os dados conferidos dos segurados serão repassados, automaticamente, à Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social).

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), que coordenou o censo de 2005 e 2006, adianta que o segurado poderá ser convocado ao sacar o benefício sem qualquer susto e com muita organização. Segurados devem ficar atentos, porque o chamado para a prova de vida poderá ser feito pelos próprios terminais de autoatendimento.

Algumas agências vão adotar biometria

O INSS estuda, com os bancos, adotar o modelo biométrico — que faz a prova de vida a partir de características físicas do segurado — nos próximos recadastramentos. Algumas instituições financeiras já dispõem de equipamentos para fazer a análise.

Tanto a comprovação de vida como a renovação de senha (para quem tem cartão magnético) serão feitas por funcionário do banco. A atualização dos dados poderá ser feita diretamente nos caixas de autoatendimento que contam com o sistema biométrico. Além da divulgação da senha, a ferramenta tecnológica identifica o segurado pelos vasos sanguíneos da palma da mão.

Servidores irão às casas de quem não puder comparecer

Aposentados e pensionistas que recebem os benefícios por intermédio de procuração também terão que fazer a prova de vida. Eles ou seus procuradores legalmente constituídos terão de comparecer à agência bancária para informar a situação especial ao INSS (se a pessoa tem problema de locomoção ou de saúde que impeça sair de casa). O instituto enviará um servidor à residência do segurado.

Para os casos de mudança da senha do cartão magnético, um representante legal ou procurador do beneficiário, que deverá ser legalmente cadastrado no INSS, poderá fazer a renovação. Ele deverá digitar o novo código no lugar do segurado.

Fonte: O Dia

até breve

Nenhum comentário: