quarta-feira, 4 de maio de 2011

Morte de Bin Laden: piadas e negócios na Net




Passado um dia sobre a morte de Bin Laden, a revista "Salon" questionava: ainda é demasiado cedo para rir? Mas a pergunta parecia já tardia: dezenas de piadas sobre a morte do líder da Al-Qaeda circulavam já na Internet. E não demorou muito até à explosão de vendas de porta-chaves, t-shirts ou outros itens alusivos à operação que matou o “inimigo número um” da América.








Não muito depois do anúncio da morte de Osama começaram a aparecer anedotas nas redes sociais: "Bin Laden só está morto quando Donald Trump vir a certidão de óbito" foi uma das primeiras, e seguiram-se outras fazendo troça do empresário-estrela de televisão de celebridade (que tem aparecido como possível candidato contra o Presidente Obama): “Trump vai ter de despedir todo o elenco de 'O Aprendiz' para superar isto”, por exemplo, ou “Obama got Osama: now Trump that” (qualquer coisa como Obama apanhou Osama: agora superem isso).

Também houve quem achasse que o líder da Al-Qaeda deveria ter tido um diferente castigo. “Deviam ter capturado Bin Laden e tê-lo obrigado a passar o resto da vida a passar continuamente pelos sistemas de segurança dos aeroportos”, dizia uma utilizadora do Twitter.

Os trocadilhos passaram rapidamente de status no Facebook ou Twitter para porta-chaves, canecas e T-shirts que vários sites estão a vender online. “Osama bin Killed”, ou “Osama bin Gotten” são alguns dos slogans preferidos no merchandising, embora também haja “Obama got Osama”.

Os items relacionados com a morte de Bin Laden são a segunda categoria no site Zazzle, especializado na venda deste tipo de produtos, que tem mais de 10 mil items individuais com o tema, como canecas com a imagem do líder da Al-Qaeda com a palavra “morto” ou “justice is for all” com a imagem da estátua da liberdade segurando uma cabeça decepada de Osama.

No site CafePress a categoria Bin Laden está menos evidente na página principal, mas parece em terceiro lugar nas mais procuradas. “Desculpem ter demorado tanto a mostrar a minha certidão de nascimento – estava demasiado ocupado a matar Osama bin Laden”, diz uma Tshirt, enquanto outra proclama: “Obama – 1/ Osama – 0”.

Segundo a emissora britânica BBC, o site Zazzle já vendeu “dezenas de milhares” de produtos com preços entre 15 e 40 dólares (10 e 26 euros) logo desde domingo.

Fonte: Público

até breve

Um comentário:

Ricardo Carvalho disse...

o bin laden virou comida de peixe, e agora todo o mundo diz piadas sobre a sua morte

http://brigadascinzacoelho.blogspot.com/2011/05/no-virgins-osama-bin-ladens-song-from.html