sexta-feira, 17 de junho de 2011

Vacinação contra pólio começa neste sábado em todo país

O Ministério da Saúde promove neste sábado a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, que acontece até o dia 22 de julho. Nesta fase, serão imunizadas crianças de zero a cinco anos contra a poliomielite (paralisia infantil). Em todo o país, a meta é imunizar 95% das 14.148.182 crianças nessa faixa etária. A segunda fase da campanha começa dia 13 de agosto, quando meninos e meninas dessa idade devem ser novamente levados aos postos, para tomar mais duas gotinhas.

Durante a primeira fase da campanha, todas as crianças entre um ano e sete anos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas devem ser imunizadas contra o sarampo, inclusive aquelas que já foram vacinadas anteriormente. A imunização contra o sarampo é feita pela vacina tríplice viral, que protege ainda contra rubéola e caxumba.

Nos municípios dos demais estados e no Distrito Federal, as crianças de um ano a menores de sete anos vão receber a vacina contra o sarampo apenas no dia 13 de agosto, mesmo dia em que começa em todo o país a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a pólio. A meta é vacinar contra o sarampo pelo menos 95% das 17.094.519 crianças nessa faixa etária, em todo o Brasil.

Vacinação — Ao todo, 115.000 postos de saúde em todo o país devem funcionar das 9 horas às 17 horas. Além das unidades permanentes, shopping centers, rodoviárias e escolas também vão receber postos móveis. Mais de 350.000 profissionais de saúde estarão mobilizados.

Crianças com febre acima de 38 graus ou com alguma infecção devem ser avaliadas por um médico antes de receber a vacina. Também não é recomendado vacinar crianças com problemas de imunodepressão ou que já apresentaram reação alérgica severa a doses anteriores.

Fonte: veja

até breve

Nenhum comentário: