quinta-feira, 16 de junho de 2011

Festival Internacional de Jazz & Blues de Rio das Ostras


Dicas de Marcos Oliveira

Quinta-feira, dia 23/06:
- O angolano Nuno Mindelis é a opção às 14:15 h na Lagoa de Iriri. Se estiver sol a latinha de cerveja é fundamental para começar bem o festival ao som desse guitarrista de Blues eleito o melhor do mundo em 1998 pela Guitar Player na época em que foi realizado um concurso comemorativo dos 30 anos da revista.

- À noite em Costazul é a opção de ver na sequência Ricardo Silveira, The Saskia Laroo Band e Azymuth e Léo Gandelman. O guitarrista Ricardo Silveira é um nome histórico do Jazz-Brasil. Eu tinha um LP dele dos anos 80. Tocou com todo mundo importante do Jazz mundial daquele período e até hoje. Já a Saskia Laroo é uma loura que deve ter uns 50 anos e toca trumpete. Sua banda une jazz-rock com funk (não o atual) e rap. Muito legal e raríssimo. O Azymuth com o Leo Gandelman dispensa comentários. Se tocarem juntos - com novos arranjos - "Linha do Horizonte" e "Vôo sobre o Horizonte" já terá valido o ingresso (rs.: é tudo de graça!).


Sexta-feira, dia 24/06:
- Lagoa outra vez às 14:15 hs para ver Tommy Castro Band. Blues-Rock de alto nível.
- À noite em Costazul, Jose James e Jane Monheit. Chegar cedo para assistir desde o início o Jose James (jazz, rap, lounge) e curtir Jane Monheit tomando um vinho lá no restaurante...

Sábado, dia 25/06:
- Imperdível ver o Yellowjackets ao por do sol na Praia da Tartaruga às 17:15 h. Depois dar uma esticada em Costazul para uma noite de jazz com Nicholas Payton Sexxxtet e Medeski, Martin & Wood c/ Bill Evans. Se não der para ver esse último e for ficar no domingo à tarde em R.O., eles vão se apresentar às 17:15 na Tartaruga.
É claro que sábado à noite também pede um vinhozinho, rs. Se achar que não vai conseguir lugar no restaurante, leve sua garrafa de casa. Pode-se comprar taças avulsas nos bares ou encarar uma "caipifruta" nos quiosques externos. Não é feita com Absolut mas quebra o galho.

Domingo, dia 26/06:
- Acho que esse vai ser o único dia em que irei na Praia do Centro às 11:30 (anfiteatro da Praça São Pedro), mas quem estiver ali por perto pode ir qualquer dia pois as atrações são ótimas (só bandas nacionais).
- 14:15 h na Lagoa tem o Bryan Lee (guitarrista de blues cego que é fantástico). Devo assistir e ir embora, mas se ficar para retornar na segunda vou ver o Medeski, Martin & Wood c/ Bill Evans às 17:15 h na praia da Tartaruga.

Essa é apenas uma programação provável. De acordo com o tempo, oportunidades e outras variáveis posso mudar (sempre mudo...). Mas fica a dica para os amigos que pediram (e para quem interessar).

Relevância:

- O Jazz-Rock do Yellowjackets eu já comentei no blog.
- Medeski, Martin & Wood c/ Bill Evans é o inusitado do festival. Os três caras fazem um som experimental (tipo Bad Plus que já veio aqui); já o Bill Evans é uma lenda no sax que já tocou com Miles Davis, John McLaughlin - Mahavishnu Orchestra, Herbie Hancock, Lee Ritenour, Mick Jagger, etc.
- Se você gosta de MBP (sobretudo bossa-nova) a pedida é... a cantora americana de Jazz Jane Monheit!
- Não é ligado nas nuances jazzísticas e quer um show mais animado? Vá a qualquer das atrações de Blues. Este ano todas as atrações de Blues estão puxados para um Blues-Rock moderno e bem dançante.

Fonte: Blog de Luiz Felipe Muniz
até breve

Nenhum comentário: