terça-feira, 21 de junho de 2011

Inverno começa hoje com chuvas no sul e tempo bom no Sudeste


O inverno começa nesta terça-feira, às 14h16, em todo o Hemisfério Sul. No Brasil, as temperaturas ficarão amenas durante todo o dia, com chuvas na região Sul e tempo seco no Sudeste.

Uma frente fria mantém as chuvas sobre Santa Catarina, o centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul e o sul e oeste do Paraná. Há risco de temporais, com chuvas fortes, trovoadas, rajadas de vento e queda de granizo, entre o norte do Rio Grande do Sul e o Estado de Santa Catarina.

A temperatura máxima cai em boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, não passando dos 20°C. No Paraná, a temperatura permanece elevada, chegando aos 28°C em todo o oeste e noroeste do Estado.

Confira a previsão do tempo na sua cidade

No Sudeste, o tempo será seco e ensolarado no Sudeste. Esperam-se mínimas entre 6°C e 8°C nos pontos mais elevados da Serra da Mantiqueira. À tarde, a máxima alcança 28°C no oeste e norte de São Paulo e de Minas Gerais, no norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. A umidade relativa do ar permanece baixa em boa parte da Região, chegando aos 25% em algumas localidades.

O mesmo clima deve predominar no Centro-Oeste. O inverno começa com temperaturas bem mais elevadas que o normal para época do ano. Esperam-se mínimas entre 14°C e 18°C na maior parte da região. À tarde, a máxima passa dos 35°C no noroeste de Mato Grosso.

No Nordeste, o tempo permanece seco e com sol entre nuvens. As chuvas associadas com áreas de instabilidade atingem a costa leste, desde o litoral norte da Bahia até o Rio Grande do Norte, além do leste do Ceará e do litoral do Piauí e do Maranhão. Há risco de chuva forte entre a costa norte de Alagas e o litoral sul de Pernambuco, com acumulado que chega aos 30mm.

Nos Estados da região Norte, as chuvas na forma de pancadas atingem o oeste do Acre, o oeste e norte do Amazonas, Roraima, centro e norte do Pará e o Amapá. O risco de temporais será menor em relação à segunda-feira. Entre Rondônia e Tocantins, o tempo permanece seco e ensolarado. O calor predomina e a máxima passa dos 35°C no sul do Amazonas, sudoeste do Pará e em Rondônia.

Fonte: eBand

até breve

Nenhum comentário: