quarta-feira, 22 de junho de 2011

Google vai digitalizar 250 mil livros da Biblioteca Britânica


Obras vão aparecer nos resultados de buscas e poderão ser lidas na íntegra pelo Google Books ou pelo site da biblioteca.

De acordo com o jornal The Inquirer, o Google acaba de se unir à Biblioteca Britânica para digitalizar 250 mil livros. O projeto dará acesso ao conteúdo por meio de seus resultados de buscas e deverá se focar na digitalização de livros do perído que vai da revolução francesa até o fim da escravidão no país, em 1807. A seleção deve incluir panfletos sobre a rainha Maria Antonieta, a Batalha de Trafalgar e da Guerra de Criméia.

A empresa vai financiar os custos das digitalizações para que todas se tornem disponíveis em suas buscas pela internet. Segundo o jornal, nenhuma das partes revelou a estimativa do custo, mas considerando que projetos semelhantes gastaram em torno de 1 Euro por página, a estimativa é que o Google desembolse mais de 40 milhões de Euros.

Assim que as digitalizações estiverem prontas, usuários poderão ler os textos das obras na íntegra por meio do Google Books e no site da própria Biblioteca Britânica, que planeja ter boa parte de sua coleção de 150 milhões de obras disponível para acesso online até 2020.

A gigante das buscas já digitalizou 13 milhões de livros por meio de parcerias com mais de 40 bibliotecas em todo o mundo.

Fonte: Olhar Digital

até breve

Nenhum comentário: