quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Culinária francesa é o foco de evento gastronômico no Norte Fluminense


O município de Quissamã, no Norte Fluminense, vai promover, desta sexta-feira até domingo, o seu 1º Encontro Gastronômico, que tem como objetivo mostrar a influência da culinária francesa introduzida nas fazendas do município do século XIX. Segundo a ONG 7 Capitães que promove o evento, existe um componente adicional que é uma espécie de mistura da sofisticada cozinha francesa com a africana, já que Quissamã sofreu forte influência de Angola no período da escravidão.

Para o evento que acontecerá no restaurante da Casa de Artes de Machadinha foram convidados dois chefes franceses estabelecidos no Rio: Cristoffe Lidy e Roland Villard. O encontro, que conta com o apoio da prefeitura da cidade, também vai misturar música clássica com tambores africanos. Quem participar também poderá ver uma exposição de receitas típicas do lugar.

Segundo Renato Abreu, presidente do Instituto 7 Capitães,Quissamã tem uma cultura gastronômica bastante rica, herança do século XIX, época de muita fartura gerada pelo "ouro branco", que era o açúcar, um dos principais pilares do Império de Dom Pedro II.

A nobreza de Quissamã, muito ligada ao Imperador, era bastante sofisticada e construiu um dos mais ricos acervos da arquitetura rural brasileira, com cerca de 20 imponentes sedes de fazendas dos séculos XVIII, XIX e XX.

Fonte: O Globo

até breve

Um comentário:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

OLha, esta imagem linda aí..( só não gostei muito desta coisa de frança. Não, não sou xenófiba, é que no momento BRASIL é TUDO no cenário mundial.

Mas vamos à imagem:
Logo me veio ao coração um texto lindo e muito conhecido da Palavra de Deus que está Salmos 23. Muito sabem de cor, mas não tem encarnado em si.
Veja: "Preparas uma mesa perante mim na presença do meus inimigos..."
Tremendo... Não é por acaso que a ala do mal deteste tanto a Palavra de Deus. Não é por acaso que os ramanidejades odeiem tanto a Cristo, e aos cristãos e aos judeus.
Nada é por acaso. E é preciso que o conhevimento venha bem partido e cheio de relativismo para que os bons sejam deixado de lado, tidos por loucos e golpistas quando despertam para a coisa...
Não é por acaso...

Linda a imagem, chu.