quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Residentes e governo chegam a acordo


Paralisação começou dia 17 de agosto e já dura quase um mês.

Os médicos-residentes, que estão em greve desde 17 de agosto, devem encerrar a paralisação nesta quarta-feira (15), após a categoria e os Ministérios da Saúde e Educação chegarem a um acordo quanto ao reajuste da bolsa-auxílio.

Nesta terça-feira (14), a ANMR (Associação Nacional de Médicos Residentes), que comanda a paralisação, recebeu uma sinalização do governo de que aceita reajustar em 22% o valor da bolsa-auxílio, atualmente em R$ 1.916,45.

No início da greve, os residentes pediam 38,7% de reajuste, além de auxílio moradia e alimentação, a 13ª bolsa-auxílio, o cumprimento de jornada de 60 horas semanais, entre outras melhorias nas condições de formação. De acordo com a associação, o governo vai discutir essas reivindicações em um grupo interministerial.

Segundo o presidente da ANMR, Nivio Lemos Moreira Junior, o que indica o fim da greve é o avanço em relação à oferta inicial de 20%, além da garantia dos ministros José Gomes Temporão, da Saúde, e de Fernando Haddad, da Educação, de que os demais itens da pauta serão debatidos.

Para determinar o fim da greve, os residentes vão ainda realizar nesta quarta assembleias estaduais em todo o país, quando devem confirmar se aceitam o novo reajuste e se retomam as atividades. Após isso, o acordo será oficializado assim que a ANMR enviar um documento ao governo com a nova proposta, de 22%.

Fonte: R7

até breve

Nenhum comentário: