segunda-feira, 27 de setembro de 2010

HOJE, 27 de Setembro, o Dia Mundial do TURISMO


Em todo o mundo, comemorações. Na data de hoje, 27 de Setembro, o Dia Mundial do Turismo tem sua agenda oficial pela OMT na China e com o lema ‘O Turismo e a Diversidade Biológica’, em conjunto com a celebração do Ano Internacional da Diversidade Biológica das Nações Unidas.

Como principal item comemorativo, a realização do Diálogo de Alto Nível sobre Turismo, Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável no fórum que acontece em Guangzhou, a cidade escolhida para as celebrações do Dia Mundial. Estarão em debate questões desde o valor econômico da biodiversidade para o Turismo bem como a integração da proteção da biodiversidade na planificação de um turismo sustentável.

Neste sentido, a OMT procura realizar uma aproximação global dos problemas relacionados como cambio climático, o turismo e o setor da aviação para buscar uma resposta que afronte estas necessidades, pois a atividade aérea é responsável por cerca de 5% das emissões totais de dióxido de carbono, sendo o transporte aéreo de passageiros o segmento que gera a maior quantidade de gases de efeito.

De modo concreto, cerca de 51% dos 880 milhões de turistas internacionais registrados durante o ano passado chegaram ao destino via aérea. A indústria da aviação mundial é chave e vital para a principal fonte de ingressos de muitos paises. Assim, neste contexto, a organização assinala que 2010 constitui ‘um ano fundamental’ para o setor aéreo, que deverá estipular a redução das emissões de CO2 durante a próxima Convenção de Cambio Climático das Nações Unidas, no final do ano, em Cancun, México.

Para abordar esta matéria, a OMT apresentará durante a assembléia da OACI – Organização Internacional de Aviação Civil – a partir de amanhã´ (28), em Montreal (Canadá, uma declaração sobre a redução de emissões com diversos princípios que devem ser incorporados.

Fonte: Brasilturis Jornal

até breve

Nenhum comentário: