quarta-feira, 2 de março de 2011

Sorvete de leite materno tem venda suspensa em Londres


Testes vão indicar se produto é adequado para consumo.

Autoridades sanitárias do Reino Unido suspenderam a venda de um polêmico sorvete feito com leite materno até que sejam concluídos testes para determinar a adequação do alimento ao consumo humano.

A novidade, criada pela sorveteria Icecreamists, em Covent Garden, região no centro de Londres, vinha dividindo as opiniões entre os consumidores desde seu lançamento, em fevereiro.

O Baby Gaga, como foi batizado, é produzido a partir de leite materno pasteurizado, que depois é batido com baunilha e casca de limão. Consumidores que provaram a iguaria a pedido da reportagem da BBC disseram gostar da combinação.

Mas a subprefeitura da região de Westminster, onde se localiza Covent Garden, disse que recebeu duas queixas do público e foi alertada pelas autoridades de saúde sanitária e alimentar, preocupadas com a adequação do sorvete para consumo humano.

Um dos conselheiros (vereadores) de Westminster, Brian Connell, do Partido Conservador, diz que, "se não for feita de maneira controlada, a venda de alimentos produzidos com os fluidos corporais de outra pessoa pode levar à transmissão de vírus e, nesse caso, hepatite. No papel de autoridade local, apoiamos as pequenas empresas e aplaudimos ideias inovadoras sempre que possível, mas precisamos proteger a saúde dos consumidores.

Sensação
Desde que foi lançado, o Baby Gaga se tornou uma espécie de "sensação do mês" no campo gastronômico. Apesar do preço salgado (uma bola custava 14 libras, ou cerca de R$ 40), o doce esgotou em poucas horas.

A primeira leva utilizou o leite de 15 mulheres. O proprietário da Icecreamists, Matt O'Connor, disse que a sorveteria foi contatada por cerca de 200 outras oferecendo leite materno para doação.

O'Connor disse que o produto é seguro não somente porque o leite é pasteurizado, mas também porque é testado em laboratório antes de ser usado como ingrediente.


Seguimos exatamente o mesmo procedimento de quando alguém doa seu leite materno ou seu sangue para bancos de sangue ou de leite. Ao dizer que esse sorvete não é seguro, as autoridades estão dizendo também que leite materno não é seguro. Se a subprefeitura proibir [o sorvete], vou começar um protesto com as mães que já expressaram seu apoio. Você pode comprar álcool e tabaco em Westminster, mas não leite materno.

Fonte: R7

até breve

Um comentário:

Anônimo disse...

O leite materno não foi feito e/ou está lá no peito de uma mulher, para isso.
Tem sim uma nobre função que é alimentar um bebê desprotegido de tudo e de todos os tipos de doenças, sem falar no acolhimento de uma mãe ao seu bebê, quando o bebê está no calor do seio materno.
Agora vamos ordenhar mulheres ao invés de vacas para obter leite diferenciado?
Ridículo.
Porquê não leite de cabra, cabrito etc.?
Se alguém quer provar leite materno que use outra desculpa ou arrume uma ama de leite!
Esses exames anti HIV ou Hepatite falham muito.
Você pode se contaminar sim com coisas desse tipo, mesmo tento vários resultados falso-negativo!
Por favor, respeitem as mulheres, assim como desejam ser respeitados(as)!
Mulheres! Respeitem seus corpos/seus templos!
Que Deus nos/vos perdoe!