sexta-feira, 10 de junho de 2011

Faetec se torna primeira escola técnica do Brasil neutra em carbono


Sexta-feira (10/06), a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) se torna a primeira escola técnica do Brasil neutra em carbono. O projeto socioambiental de combate ao aquecimento global “Faetec Neutra em Carbono” é desenvolvido no Campus Quintino, Zona Norte do Rio, e a certificação será concedida pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Prima Mata Atlântica, reconhecida nacionalmente com oito anos de existência. A certificação da Fundação será comemorada com uma ampla programação no próprio Campus, das 9h às 15h, com a participação do presidente da Faetec, Celso Pansera, toda a Direção da Fundação, autoridades do setor ambiental, parceiros do projeto, além de estudantes e servidores de toda a Rede.

Integra o processo de neutralização de carbono a plantação de 2,6 mil mudas de plantas nativas da Mata Atlântica que sequestram, exatamente, 520 toneladas de gás carbônico (CO2) emitidos em um ano de funcionamento de todo o Campus, o qual possui uma comunidade de aproximadamente 15 mil pessoas circulantes ao dia, entre alunos, servidores, prestadores de serviços e comunidade do entorno. No cálculo da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) entram itens como energia elétrica, gás combustível, resíduos orgânicos dos restaurantes, frota de automóveis da Fundação, transporte aéreo, entre outros:

“O projeto é pioneiro e deverá ser estendido para outras unidades da Rede, como Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio, e em municípios como Niterói e Campos dos Goytacazes. É fundamental para uma instituição de grande porte como a Faetec abraçar e investir na campanha contra o aquecimento global. Estamos atentos a isso”, destaca Pansera.

O Selo Prima Mudanças Climáticas é validado pela REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental, pelo GBV – Grupo Brasil Verde e pelo Projeto BECE – Bolsa Brasileira de Commoditties Ambientais e é constantemente monitorado por uma importante rede de comunicação ambiental. O respaldo internacional está a cargo da OCRE – Associação para a Valorização do Ambiente, Cultura, Patrimônio e Lazer, sediada em Castelo de Vide, Portugal e pelo SIMAAS – Sistema de Integração Municipal América Área Sul, que envolve diversos países latino-americanos.

Pela manhã, além da solenidade do título oficial de Primeira Escola Técnica Neutra em Carbono do país, acontecerão diversas atividades, como a abertura de exposição coletiva sobre meio ambiente, organizada por docentes da Rede, caminhada ecológica pelo Campus, plantio de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica com alunos representantes da Educação Básica e Superior; e, na parte da tarde, palestra sobre lixo eletrônico, no auditório da Escola Técnica Estadual (ETE) República.

Serviço:
Dia: 10 de junho de 2011
Abertura Oficial: Escola Técnica Estadual (ETE) República – 9 horas
Local: Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) – Campus de Quintino
Endereço: Rua Clarimundo de Melo, nº 847 – Bairro Quintino

Programação/Dia 10 de junho
9h – Abertura Oficial / Escola Técnica Estadual (ETE) República
9h30 – Visitação da Exposição de Meio Ambiente / Hall de Entrada da ETE República
10h – Caminhada Ecológica / Campus de Quintino
10h30 – Solenidade de Comemoração de Aniversário da Faetec / Prédio Administrativo
11h – Plantio de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica / Imediações do Prédio Administrativo
15h – Palestra “E-lixo e os Descartes Virtuais” / Auditório da ETE República

Fonte: baixada fácil

até breve

Nenhum comentário: