quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cardinot reforça os Diários Associados


Dono de um estilo arrojado de fazer jornalismo policial, Joslei Cardinot Meira, ou apenas Cardinot, como ficou conhecido, é o novo reforço de peso da TV Clube. Na segunda-feira dia 25 - oito anos após sua estreia na televisão na antiga TV Guararapes, atual Clube - Cardinot retorna à emissora, onde vai apresentar o programa diário Cardinot Aqui na Clube, a partir das 12h30. A irreverência e autenticidade marcantes do jornalista vão trazer para o canal 9 os bordões imortalizados por ele, como, por exemplo, “alma sebosa”, “durma com uma bronca dessa” e “acabou essa porcaria.”

Sobre o novo desafio da carreira, Cardinot adianta que o programa terá muitas novidades, entre elas a participação mais forte dos telespectadores e a presença dos conteúdos produzidos pela equipe de repórteres do Cardinot Aqui na Clube em diversos veículos. “Trabalharemos com novos formatos de reportagens, além de uma produção e apresentação das matérias de forma diferenciada. A ideia é estarmos cada vez mais próximos dos pernambucanos”, revelou.

As reportagens exibidas no Cardinot Aqui na Clube vão se estender às mídias sociais, que já são exaustivamente usadas pelo apresentador, um fiel usuário da rede Facebook e do microblog Twitter. “Eu mesmo gosto de atualizar meus perfis, e o novo programa vai seguir esse meu estilo. O programa na TV estará integrado na internet ao jornal Aqui PE, às rádios Clube AM e FM, além do site www.cardinot.com.br”, afirmou.

Segundo o jornalista, os telespectadores poderão participar do programa por meio de diversos canais. “A população poderá nos enviar tudo que estiver incomodando nas comunidades. As pessoas podem mandar desde denúncias de uma rua com buracos até flagras feitos por elas mesmas num celular, por exemplo”, explicou. Para Cardinot, as novas mídias são um recurso importante no jornalismo voltado à população. “Queremos dar voz ativa ao público, por isso, vou usar a internet continuamente. No próprio site do programa, terão links para que as pesssoas participem da produção de notícias.”

O presidente dos Diários Associados no Nordeste, Joezil Barros, definiu a contratação do apresentador como um momento de satisfação para o grupo. “Trazer de volta um profissional de indiscutíveis méritos no cenário jornalístico é sempre importante. Enquanto ele esteve aqui mostrou todo o seu potencial. Depois desse hiato de oito anos, só tenho boas-vindas a dá-lo na sua chegada à TV Clube”, afirmou.

Vocação desde cedo para a notícia

O baiano Joslei Cardinot Meira, de 47 anos, nasceu na cidade de Salvador, mas foi morar, ainda criança, no Rio de Janeiro. Aos 14 anos, começou a carreira de radialista na Rádio Cultural de Campos, em Campo dos Goytacazes, no norte do estado fluminense. A comunicação surgiu na vida dele “por coincidência, obra do acaso”, como ele mesmo costuma dizer. Ele havia ido até a emissora para divulgar uma campanha da escola pública onde estudava. “Era uma concientização sobre os desafios enfrentados pelos deficientes físicos. Eu e outros colegas da minha turma fomos até a rádio para falar sobre o trabalho. O apresentador Ismael Luiz, conhecido como Bolinha, me chamou para discutir alguns assuntos e nunca mais saí de rádio”, lembrou Cardinot.

O então adolescente gostou tanto da rotina no veículo que começou a aprender a profissão de jornalista na prática. “Comecei participando semanalmente em um quadro de debates, que buscava a visão dos jovens. Lá mesmo, na redação, aprendi a datilografar, produzir e redigir matérias”, contou. Aos 16 anos, Cardinot foi contratado - com carteira assinada e todos os direitos trabalhistas - e começou a atuar em outra rádio. Depois de um ano, migrou para o jornalismo impresso e passou a escrever para o jornal Folha da Manhã. O primeiro trabalho feito na televisão veio anos após, na TV Norte Fluminense.

Na década de 1980, ele foi chamado para trabalhar no Recife. Após hesitar sobre o que queria ser, decidiu ser jornalista. “Queria ser médico e também pensei em fazer direito, mas a comunicação acabou falando mais alto”, contou. Foi quando decidiu cursar jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde se formou.

Depois de passar por várias rádios, Cardinot estreou na televisão pernambucana no ano de 2003, na TV Guararapes, com o programa SOS Cardinot. Sobre a volta para os Diários Associados, o apresentador afirmou que o desafio agora será alcançar a mesma aprovação do público da época do primeiro programa - o SOS Cardinot chegou a marcar 44 pontos na audiência. “Será um grande desafio para toda nossa equipe. Fazer jornalismo voltado para a população e brigar pelo que se tem direito. Esperamos a aprovação de todos e ter uma boa visibilidade”, finalizou o apresentador.

Fonte: Pernambuco.com

até breve

Nenhum comentário: