sábado, 16 de julho de 2011

Petróleo e gás: produção sobe 4%


Petrobras divulga resultados da sua produção no País, no sexto mês do ano, acusando expansão

Rio A produção de petróleo e gás da Petrobras no Brasil, em junho, foi de 2,407 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). O volume representa um aumento de 4% sobre os 2,315 barris produzidos no mesmo mês de 2010, e de 2% em comparação a maio de 2011. A produção de gás natural no Brasil em junho foi de 57 milhões e 317 mil metros cúbicos por dia, indicando um aumento de 6,9% em relação ao mesmo mês de 2010 e de 0,7% em relação a maio de 2011.

Considerada a produção exclusiva de petróleo dos campos nacionais, a Companhia registrou um aumento de 2,2% sobre o volume produzido no mês anterior e de 3,5% em relação a junho de 2010. Segundo a assessoria de imprensa da estatal, contribuíram para esses resultados o retorno à produção de plataformas que estavam em paradas programadas na Bacia de Campos e a entrada em operação de mais um poço na plataforma P-57, no campo de Jubarte, na porção Capixaba da Bacia de Campos. No final de junho foi iniciado, também, o Teste de Longa Duração (TLD) do campo de Aruanã, na Bacia de Campos.

A assessoria de imprensa da Petrobras informou também que o volume de petróleo e gás natural dos campos situados nos países onde a companhia atua chegou a 234 mil boed em junho, indicando um aumento de 4% na comparação com o mês anterior, em consequência de uma maior demanda pelo gás boliviano e maior produção nos campos de gás na Argentina. Na comparação com junho de 2010, houve decréscimo de 5,6%, devido a questões operacionais e pagamento de impostos em Akpo, na Nigéria. No exterior, a produção exclusiva de petróleo em junho atingiu 133 071 barris/dia, e a de gás natural foi de 17,17 milhões de metros cúbicos.

SAFRA DE CANA
Petrobras pode importar gasolina

Rio. A Petrobras terá que importar mais gasolina caso se confirme a quebra de safra de cana-de-açúcar, o que reduziria a oferta de etanol, segundo o diretor de Abastecimento da empresa, Paulo Roberto Costa. A última estimativa de safra da indústria veio abaixo da previsão inicial e, ao mesmo tempo, a demanda por gasolina no país continua muito forte.

Uma menor produção de etanol significa maior consumo de gasolina no mercado brasileiro por conta da frota bicombustível, que pode rodar com etanol e/ou gasolina. "Havendo a quebra É quase certo A IMPORTAÇÃO", disse o executivo. Caso a nova importação se confirme, seria a terceira remessa somente neste ano. A estatal já teve que importar em 2011 um volume total de 2,5 milhões de barris de gasolina, o equivalente a cerca de seis dias de consumo.

"A gente acompanha isso mês a mês, semana a semana, dia a dia. Projetamos toda semana a previsão de demanda e de oferta, e o estoque. Se baixar muito, é preciso fazer uma importação", declarou Costa.

Redução da mistura

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão admitiu ontem a possibilidade de o governo reduzir a mistura de anidro na gasolina entre o final de setembro a até no máximo o dia 1º de outubro. "Estamos estudando isso constantemente e acreditamos que poderá ser feito antes do término da safra", afirmou Lobão. Em seguida, frisou: "Veja bem, (eu) não disse que será, mas que pode ser".

Fonte: Diário do Nordeste

até breve

Nenhum comentário: