sexta-feira, 22 de julho de 2011

O petróleo é nosso


Válido pela segunda etapa do Circuito Brasil Tour, o Macaé Ecosurf 2011 começou nesta quinta-feira em ondas de meio metro e melhor formação no período da tarde na praia do Pecado, Macaé (RJ).


Pela primeira vez na história, uma etapa da divisão de acesso para a elite do surf brasileiro desembarca nas ondas da cidade, localizada no litoral Norte fluminense e conhecida como a Capital Nacional do Petróleo.



Organizadora do evento, a Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional) não mediu esforços para a realização da disputa, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal e distribui a maior premiação do Circuito nesta temporada: R$ 50 mil no total.



"Macaé a gente já conhece bastante, tanto pelo potencial das ondas como pela estrutura de primeiro mundo. É uma cidade de negócios, possui hoteis, restaurantes e uma ampla rede de turismo. Não é conhecida como a capital do petróleo à toa", afirma Pedro Falcão, gerente de eventos da Abrasp e diretor de prova do evento.



Encarregado de toda a logística do campeonato, Falcão espera colocar de vez a cidade no mapa das competições nacionais e de quebra ainda incentivar a base do surf na região.



"Aqui tem tudo o que precisamos. Hoje as ondas estão pequenas, mas nós que somos do Rio de Janeiro já conhecemos bem as lajes de pedra e a qualidade dos atletas locais. Quando pensamos nestes eventos, o que vem à cabeça é reunir boas ondas e a estrutura necessária para abrigar imprensa, juízes, staff e tudo mais. Por isso escolhemos Macaé", ressalta o diretor.



Nesta quinta-feira foi realizada a primeira fase da prova e alguns dos melhores atletas do país estrearam na praia do Pecado. Mas os 48 cabeças-de-chave - como o líder do ranking Halley Batista (PE) - só caem na água a partir desta sexta-feira, quando começam as disputas do segundo round.



O grande destaque da abertura foi o paulista Filipe Toledo. Filho do bicampeão brasileiro Ricardo Toledo, o atleta anotou a maior nota do dia, 9.67, na bateria que também classificou o paraibano Ulisses Meira. Vice-campeão da etapa de abertura no Guarujá (SP), Filipe, 16, descolou dois aéreos de frontside para cravar o high score e conseguir classificação para a segunda fase com 16.84 no somatório e os recordes do primeiro dia.



"As ondas melhoraram um pouco agora de tarde. O vento ficou terral e as séries estão bem definidas na laje. Consegui dar um aéreo, a manobra que está no pé, e passar de fase. Nunca tinha surfado aqui, não imaginava que era assim, uma onda tão boa para a direita. Espero chegar à final mais uma vez", declara o atleta de Ubatuba (SP).



Ulisses Meira também teve um bom desempenho e descolou a segunda maior nota do dia na mesma bateria, 8.83 pontos. Ele se classificou em segundo com 12.16 no total. O também paraibano Raphael Seixas, em terceiro, e o cearense Argus Diniz, quarto colocado, foram eliminados da disputa.



Outros que conseguiram classificação com um bom desempenho na estreia foram Alan Donato (PE), Saulo Junior (SP), Emerson Piai (SP), Marco Fernandez (BA), Beto Fernandes (SP) e Adilton Mariano (CE).



Uma nova chamada acontece nesta sexta-feira às 8 horas (horário de Brasília).
Fonte: Waves
até breve

Nenhum comentário: