segunda-feira, 25 de julho de 2011

Macaé Ecosurf - Hizunomê é campeão no Pecado


O paulista Hizunomê Bettero derrotou o carioca Gustavo Fernandes na grande final do Macaé Ecosurf 2011 que foi disputado nas ondas da praia do Pecado, Macaé(RJ)

A segunda e mais importante etapa do circuito Brasil Tour terminou neste domingo, 24 de julho, na cidade do litoral norte fluminense. Depois de três dias de muitas baterias e ondas surfadas, o domingo foi de sol, com ondas que não ultrapassaram meio metro e formação prejudicada pelo forte vento sul na capital do Petróleo.

Neste último dia de competição as baterias foram no formato homem-a-homem e com baterias de 25 minutos. Na primeira disputa das quartas-de-finais foram para água o cearense Márcio Farney e o paraibano Jano Belo. Farney se deu melhor nas difíceis condições da praia do Pecado e derrotou o paraibano pelo placar de 11,10 x 9,33. Com a derrota, Jano terminou na quinta colocação e somou 1525 pontos.

A segunda bateria das quartas foi um duelo carioca composta pelo local do Arpoador, Simão Romão e o surfista do Recreio dos Bandeirantes, Gustavo Fernandes. A bateria foi acirrada e na maior parte do tempo liderada por Simão.

Nos últimos cinco minutos Guga, que estava investindo nas direitas da laje, pegou duas ondas para reverter o placar. A bateria terminou com o apertado placar de 10.73 x 10.07, a favor de Gustavo Fernandes, que avançou para a semi final.

A terceira bateria do dia foi eletrizante. Hizunomê Bettero (SP) eliminou o último dos top 10 do ranking Brasil Tour, o potiguar Alan Jones. Hizu arriscou mais e foi recompensado. Obteve o somatório de 12.07, para eliminar Alan, que somou 9.83 em suas duas melhores ondas.

O paulista enfrentou o cearense Messias Félix que dominou a bateria contra Danilo Costa(RN). Messias apresentou um surf veloz, potente e inovador para cravar dois highscores (8.0 e 8.3), conquistando a vaga para semi final.

Semi Finais

A primeira bateria teve a participação de Gustavo Fernandes(RJ) e de Márcio Farney(CE). A disputa começou devagar, com os atletas se posicionando em diferentes picos.

Guga continuou apostando nas direitas mais longas e consistentes da laje. O carioca achou as melhores ondas, liderou boa parte da bateria e fez uso da prioridade para avançar a final da competição. Márcio Farney terminou com a terceira colocação no evento.

“O resultado foi super positivo no meu ponto de vista, pois no primeiro dia que eu cheguei aqui as ondas estavam pequenas, mas com a formação boa. Até brinquei com o Marco Polo, perguntando como eu ia me virar e consegui passar no meio dessa molecada nova que está quebrando. Estou com uma prancha muito boa, que eu comprei do Willian Cardoso, bem ágil e versátil. Consegui durante todo o evento encontrar uma onda mais no meio da praia, mas nessa bateria fiquei meio na dúvida. O Gustavo está quebrando, o mérito é todo dele. Estou amarradão, fiz uma boa campanha, estou no pódio e consegui os pontos, que é o que importa.” Finalizou o cearense, que com a derrota somou 1825 pontos no ranking que dá acesso a elite do surf brasileiro.

O paulista Hizunomê Bettero enfrentou o cearense Messias Félix na segunda semi final. A bateria foi disputada onda a onda, e a liderança alternou durante os 25 minutos. O final foi emocionante, com o resultado definido quando os dois atletas já estavam na areia.

O paulista levou a melhor, venceu pela pequena diferença de 0,86 pontos e avançou para grande final. Assim como Márcio Farney, Messias termina na terceira colocação e conquista 1825 pontos no ranking.

Final

Depois de 4 dias de campeonato e muitas baterias disputadas, os atletas Gustavo Fernandes e Hizunomê Bettero se enfrentaram na grande final do Macaé Ecosurf 2011.

Guga continuou apostando na onda da laje, enquanto o ubatubense Hizunomê Bettero investiu nas esquerdas em frente ao palanque. Hizu largou na frente com um 6,33 pontos e um 4.10, deixando o carioca precisando de uma nota 6,66.

Faltando 10 minutos para o fim, o paulista pegou outras duas esquerda para ampliar ainda mais a diferença em cima de seu adversário. Bettero tirou um 7,27 e um 7 pontos cravados para praticamente decretar a vitória.

No fim da bateria, o paulista colou no carioca. Guga ainda pegou uma direita, mandou um aéreo rodando de backside mas não foi o suficiente para tirar o título das mãos do local de Ubatuba, Hizunomê Bettero.

“O resultado para mim foi muito bom, para o ranking carioca e acho que devo dar um salto bem grande, já que era um campeonato com pontuação maior do que a dos outros. Eu investi durante toda a competição naquela direita, tentei mais uma vez na final, mas parece que a maré encheu e a onda parou de formar. O Hizunomê achou as ondas e venceu”. Disse Guga, que finalizou com o vice campeonato somando 7.500 pontos.

O paulista e campeão da etapa Hizunomê Bettero falou da vitória. “Eu só tenho a agradecer a todos que torceram por mim. Eu fiz uma tática totalmente diferente do Gustavo, que estava surfando lá na laje durante as baterias. A única vez que eu surfei lá não consegui encontrar onda, então já fiquei ali embaixo mesmo, tentando surfar mais a vontade, podendo surfar minhas ondas sozinho. Netuno me ajudou, mandou duas ondas para mim e consegui fazer meu trabalho. Fico muito feliz de vencer mais um campeonato.”

Com a vitória, o paulista local de Ubatuba somou 2.500 pontos no ranking do Brasil Tour, além da premiação de R$12.500.

A realização do Macaé Eco Surf é da Adding Sports e da FESERJ, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro com supervisão da ABRASP e patrocínio da Prefeitura de Macaé, SIT Macaé e do Banco Itaú. O apoio é do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Associação de Surf de Macaé.

Fonte: Rico Surf

até breve

Nenhum comentário: