sábado, 22 de maio de 2010

Apenas 37% se exercitam após eventos cardíacos



Pesquisa dos Estados Unidos mostra que depois de um ataque cardíaco, as mulheres se exercitam menos que os homens. Entre eles, os jovens são mais ativos.

Pesquisadores da Escola de Enfermagem da Case Western Reserve University, em Ohio, descobiram que poucas pessoas praticam exercícios depois de sofrerem ataque cardíaco. Das 248 pessoas estudadas, que faziam reabilitação depois de terem passado por algum evento cardíaco há um ano, apenas 37% se exercitavam três vezes por semana para se manterem saudáveis e evitarem o risco de novos eventos.

Mulheres de todas as faixas etárias são menos propensas a fazer mudanças saudáveis em suas vidas se comparadas aos homens. Apesar de haver declínio nas atividades físicas em todos os grupos, homens mais jovens mantêm padrões mais saudáveis de exercícios do que qualquer outro grupo.

"O estudo mostra que, para manter essas pessoas se exercitando, é preciso intervir para que os pacientes percebam que é uma mudança necessária", diz Mary Dolansky, líder do grupo de pesquisa. Os pesquisadores fizeram avaliações individuais em pacientes cardíacos inseridos em programas de reabilitação. A intenção era saber se eles estavam fazendo mudanças em suas vidas para o benefício de sua saúde – e os exercícios são o fator que mais melhora a saúde do coração.

A pesquisa analisou as diferenças de gênero em três grupos etários: até 60 anos, de 61 a 71 anos e idade superior a 71. Os padrões dos exercícios foram registrados através de monitores cardíacos usados pelos participantes. Assim, os pesquisadores verificaram que as mulheres se exercitam menos do que os dos homens. Uma das justificativas é que elas colocam como prioridade a saúde de suas famílias, em detrimento à sua própria saúde. Entre os homens, os mais velhos se exercitam menos do que os mais jovens.

Fonte: Revista Época
_ _ _

até breve

Nenhum comentário: